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“Todos os olhos estarão em você”: O quadro cinematográfico na obra de Sofia Coppola

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Autor Corona, Fernando Beretta Del;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7725353081921544;
Orientador Ladeira, Joao Damasceno Martins;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5245380818198943;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “Todos os olhos estarão em você”: O quadro cinematográfico na obra de Sofia Coppola;
Resumo Esta pesquisa buscou compreender como se dá a construção do quadro cinematográfico dentro da obra da cineasta norte-americana Sofia Coppola a partir da análise de cinco de seus filmes: As virgens suicidas (1999), Encontros e desencontros (2003), Maria Antonieta (2006), Um lugar qualquer (2010) e Bling Ring: a gangue de Hollywood (2013). Para esse fim, se produziu um percurso histórico do cinema moderno na Europa e nos Estados Unidos no século XX, assim como do cinema independente norte-americano, contextualizando a obra da diretora dentro do movimento indie dos anos 1990. A fundamentação teórica estruturou-se a partir de conceitos e de ideias de Gilles Deleuze, Henri Bergson e André Bazin sobre a imagem. O processo da análise se baseou na metodologia da cartografia e dissecação audiovisual, de Deleuze, Félix Guattari e Walter Benjamin, trabalhando com as imagens nos filmes de Coppola, buscando entender como elas interagem entre si e o sentido que exprimem por meio dos elementos dentro do quadro. Através da análise se compreendeu como Coppola utiliza elementos como o corpo feminino, o olhar dos personagens, a vagueação e molduras secundárias para refletir sobre a sociedade contemporânea onde essas imagens são produzidas.;
Abstract This research tried to understand how the construction of the cinematic frame works within the movies of north-American director Sofia Coppola, through the analysis of five of her films: The virgin suicides (1999), Lost in translation (2003), Marie Antoinette (2006), Somewhere (2010) and The Bling Ring (2013). To this end, the history of modern cinema in Europe and the United States in the 20th century was researched, as well as the history of independent cinema in America, contextualizing the director’s work within the indie movement of the 1990s. Theoretical foundation was based on concepts and ideas developed by authors Gilles Deleuze, Henri Bergson and André Bazin about images. The analysis process was based on the cartography and audiovisual dissection methodologies, by Deleuze, Félix Guattari and Walter Benjamin, working the images in Coppola’s movies, trying to understand how the interact with themselves and the meaning the express through the elements in the frame. Through the analysis it was understood how Coppola utilizes elements such as the feminine body, the character’s gaze, wanderings and secondary framing to reflect on the contemporary society where these images are produced.;
Palavras-chave Cinema; Sofia Coppola; Quadro cinematográfico; Imagem-tempo; Indie; Cinema; Sofia Coppola; Cinematic frame; Time-image; Indie;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-03-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7129;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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