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Mapeamento das competências técnicas e de gestão de pessoas de gestores em uma empresa do setor elétrico no RS

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Autor Turnes, Gisele Nunes;
Orientador Wolff, Luciane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2268661131930091;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Mapeamento das competências técnicas e de gestão de pessoas de gestores em uma empresa do setor elétrico no RS;
Resumo O propósito deste trabalho é mapear as competências técnicas e de gestão de pessoas de gestores de uma empresa do setor elétrico e elaborar um plano de desenvolvimento para auxiliar gestores e empresa na obtenção de melhores resultados e satisfação para os profissionais, sejam eles líderes ou liderados. Pretendeu-se identificar as responsabilidades e atribuições técnicas e gerenciais e o conjunto de competências importantes para exercer a liderança, a partir da bibliografia revisada e da compreensão dos gestores. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa exploratória e os dados foram coletados no instrumento de autoavaliação das competências gerenciais, nas entrevistas individuais com os gestores, nos documentos da empresa e tratados pela análise de conteúdo. O resultado da pesquisa revelou, a partir da revisão bibliográfica, que a liderança exitosa não pode ser traduzida em uma ou outra competência, mas em um conjunto e, portanto, requer o desenvolvimento de diversas competências. Constatou-se que os gestores trabalham de forma colaborativa, mantendo um clima aberto para a discussão, oportunizando a decisão coletiva e estimulando o desenvolvimento dos liderados, entretanto, são controladores, voltados ao cumprimento de normas e procedimentos, não promovendo espaço para a criação e não incentivando a competição. Possuem bom conhecimento técnico e dificuldade de gerir pessoas, sendo necessário desenvolver traços tais como delegação, gestão de conflitos, engajamento de equipe e negociação. Referente à empresa, há uma lacuna na formação e desenvolvimento de líderes, uma vez que os gestores assumem os cargos sem qualquer preparação. Além disso não dedica espaço para as atribuições e competências dos gestores, seja no mapa de atribuições dos setores ou no manual de competências. Adicionalmente, em razão da não reposição de profissionais, da inadequada ferramenta de avaliação de desempenho e de falhas na gestão de conhecimento, tem contribuído para as dificuldades enfrentadas pelos gestores. Neste cenário, sugere-se que a empresa promova treinamento de formação para os seus gestores em todos os níveis hierárquicos, inclusive os preparando para a identificação e desenvolvimento de novos líderes e reavalie a forma de avaliação de desempenho e de gestão do conhecimento.;
Palavras-chave Liderança; Competências gerenciais; Gestão de pessoas;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7224;
Nivel MBA;
Curso Gestão Empresarial;


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