Autor |
Pinheiro, Marilene Jacobsen; Carvalho, Roberta Pimenta Vieira de; Santos, Elaine Regiane Cordeiro dos; Vanzuita, Simone; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3427672553822107; http://lattes.cnpq.br/5719906897601053; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
As expressões artísticas no fazer pedagógico com as crianças: releitura de obras de artes na educação infantil; |
Resumo |
A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma. Oportunizar o envolvimento da criança com as artes, por meio dos textos e das imagens, contribui para a percepção do modo como as pessoas e as épocas são retratadas, proporciona conhecimento das várias manifestações artísticas, favorece a percepção da arte como uma oportunidade para desenvolver habilidades criativas a partir de estímulos visuais e pela sua recriação. Na Educação Infantil, na medida em que são oportunizadas novas descobertas e contato com variedades de materiais e experiências, as crianças passam a estruturar seu vocabulário visual, revelando as manifestações expressivas. A partir desses pressupostos, nasceu, no âmbito do PIBID Pedagogia - Educação Infantil, do Centro de Educação Infantil Valdemir de Souza, Itajaí/SC, o projeto “As expressões artísticas no fazer pedagógico com as crianças: Releituras de obras de artes na Educação Infantil”, com a turma do Jardim II, durante o primeiro semestre de 2017. Por meio do trabalho com Releitura de Obras de Arte de artistas renomados, de maneira participativa e lúdica e modo muito especial, proporcionou a aproximação e o envolvimento do grupo com o mundo da arte.; |
Palavras-chave |
Artes; Releitura; Expressão artística; Educação infantil; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7762; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |