RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Endomarketing educacional: um processo gerencial de estratégia competitiva

Mostrar registro simples

Autor Caruso, Michelle Antunes;
Orientador Lima Filho, Antônio Carlos Souza;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9008256986294086;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Endomarketing educacional: um processo gerencial de estratégia competitiva;
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em descobrir se o marketing interno pode contribuir para a percepção de qualidade de uma instituição de ensino junto aos seus alunos. Essa análise é feita a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre administração, marketing, motivação, endomarketing, educação e jovens. Como base teórica, foram utilizados autores como Philip Kotler, Idalberto Chiavenato, Saul Bekin, Daniel Costa, Otaíza Romanelli e outros. Para atingir o objetivo deste estudo, foram empreendidas entrevistas em profundidade com alunos, professores e funcionários administrativos da unidade de análise deste trabalho, o Curso Universitário, sede Lindoia. Entre as constatações, pode-se colocar que a qualidade da prestação de serviços educacionais é percebida pelo consumidor através do atendimento realizado pelos funcionários dos processos administrativos e principalmente pelos professores, aos quais os alunos associam que a motivação é percebida através da assistência oferecida e da interação proporcionada em aula e até mesmo fora dela, nas redes sociais e nos intervalos das aulas.;
Abstract This End-of-Study Masterpiece consists of discovering if the internal marketing can contribute for the perception of quality of an institution of education next to its pupils (students). This analysis is made from a bibliographical research on administration, marketing, motivation, endomarketing, education and young. As theoretical base, authors as Philip Kotler, Idalberto Chiavenato, Saul Bekin, Daniel Coast, Otaíza Romanelli and others had been used. To reach the objective of this study, empreendidas entrevistas em profundidade com alunos, professores e funcionários administrativos da unidade de análise deste trabalho interviews in depth with administrative pupils, teachers and employees of the unit of analysis of this work, the Universitário Course, Lindoia headquarter, had been undertaken. Related to the findings, it can be mentioned that the quality of the educational rendering of services is perceived by the consumer through the attendance carried through the employees of the administrative proceedings and mainly for the teachers, which the pupils associate that the motivation is perceived through the assistance offered and of the interaction proportionated in class and even out of it, in social nets and breaks of the lessons.;
Palavras-chave Administração; Marketing; Endomarketing; Consumidor; Educação; Administration; Marketing; Endomarketing; Consumer; Education;
Tipo TCC;
Data de defesa 2011-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7906;
Nivel MBA;
Curso Gestão Empresarial;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística