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Responsabilidade social empresarial: estudo de caso no banco ITAÚ S.A.

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Autor Gonçalves, Caroline Ribeiro;
Orientador Coutinho, Josefina Maria Fonseca;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2666628808984953;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Responsabilidade social empresarial: estudo de caso no banco ITAÚ S.A.;
Resumo O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, que possui o objetivo de analisar a percepção dos clientes da agência Carlos Gomes, do Banco Itaú de Porto Alegre/ RS, em relação às ações de Responsabilidade Social que a instituição pratica. A Os objetivos foram de primeiramente caracterizar a empresa e amostra estudada, apresentar as ações sociais do Itaú, verificar a opinião dos clientes em relação às práticas desenvolvidas pela empresa e identificar a influência da responsabilidade social na decisão de escolha pela marca dos clientes bancários. O Banco Itaú busca incorporar ações sustentáveis aos seus negócios, auxiliando desta forma a comunidade onde está inserido e contribuindo com o desenvolvimento do país. Nesse sentido, escolheu-se a realização de um estudo de caso, adotando-se a pesquisa descritiva, através do método qualitativo. Sendo assim, com a análise dos resultados, percebe-se que a política de ações socioambientais que o Banco Itaú possui, não torna-se um fator decisivo na escolha de seus produtos. Observa-se, apesar dessa percepção, que a maioria dos clientes entrevistados consideram muito importantes as atitudes socialmente responsáveis adotadas pela organização e que é unânime a opinião de que as empresas que preocupam-se com causas sociais, auxiliam o mundo a se tornar melhor. A tendência que se observa é de que no futuro os clientes tendem a utilizar os fatores socioambientais praticados pelas empresas como diferencial de imagem e valorização da marca, dessa forma, as instituições que estiverem comprometidas com políticas de Responsabilidade Social podem beneficiar-se com um maior atingi mento dos consumidores e conseqüentemente maior geração de lucro.;
Abstract The work studies the low compliance in the credit card purchase by retirees of the INSS - National Institute of Social Security, the agency Banrisul Borges de Medeiros, Who has only 520 active credit cards to the public. The agency hás 2,114 customers who receive their salaries in the current account and Social Security has more than 522 retirees Who receive Social Security with thecard and have no bank account. The methodology used was the asymmetry of information that speaks of inside information on both sides, both the bank and the client. The bank must believe the information provided by the client and the client must trust the information that the contract signed with the bank favors for their benefit. Most customers who answered the questionnaireproposed is aged 70 and above 70 years, 81 to 70 clients and 73 clients over 70 years. Although 104 of the 182 interviewedcustomers already have other credit cards, it became clear that this is the reason for noncompliance with credit card Banrisul. It was found that 110 of these 182 customers use the product Banricompras Banrisul used with the card account which allowspurchases to the spot and forward, but has no tax cost to the customer.;
Palavras-chave Marketing Social; Responsabilidade Social; Meio ambiente; Sustentabilidade; Clientes; Social Marketing; Social responsability; Environment; Sustainability; Customers;
Tipo TCC;
Data de defesa 2011-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8055;
Nivel MBA;
Curso Marketing Estratégico e Vendas;


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