Resumo |
Este texto apresenta experiências e vivências dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade de Caxias do Sul (Pibid/UCS). As atividades foram desenvolvidas pelo subprojeto de Educação Física na Escola de Educação Básica Professor José Fernandes de Oliveira, no Município de Vacaria – RS.
No ano de 2017, os bolsistas pibidianos lançaram o desafio de ensinar o “jogo de xadrez” aos 330 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da escola parceira. Para esse fim, elaborou-se o projeto intitulado “Xadrez na Escola: desafios e possibilidades na aprendizagem”. É recorrente em nosso meio a associação do jogo de xadrez com o desenvolvimento da inteligência humana, porém, na escola parceira, ele era pouco explorado. Nesse sentido, com o objetivo de proporcionar o conhecimento do jogo de xadrez, nas formas teórica e prática, propomos, por meio de atividades lúdicas/recreativas, aprimorar as habilidades motoras, de concentração, memória, tomadas de decisão e a resolução de problemas dos alunos, tais como: conhecer, reconhecer e respeitar o ponto de vista do outro.; |