Autor |
Gonzaga, Rhaysa Terezinha; Hinkel, Joice; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1524807398918052; |
Orientador |
Regiani, Anelise Maria; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0122537220068653; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Feira de ciências como espaço de formação de professores - uma perspectiva PIBID; |
Resumo |
O ensino de ciências no Brasil era caracterizado em meados dos anos 50 por uma metodologia em que a verbalização e as aulas teóricas eram características presentes, sendo que este mesmo modelo para países avançados nessa área.
No final da década de 50, se começa a pensar nas maneiras para atrair os jovens para as carreiras científicas, surgindo então os “projetos de ensino”. No Brasil, apesar da metodologia de verbalização continuar presente, em 1963 com a constituição dos centros de ciências, a atuação do Instituto Brasileiro de ensino em cursos empresariais (IBECC) e também a criação da Fundação Brasileira para o desenvolvimento do ensino de ciências (FUNBEC), o que proporciona a origem de atividades como, por exemplo, as feiras de ciências e os clubes de ciências.
A importância das feiras de ciências atualmente está relacionada com a demonstração de que a ciência está em processo, que ela é uma forma de pensar e ajudar na solução de problemas. (MANCUSO, 2006).; |
Palavras-chave |
Feira de ciências; Formação de professores; Perspectiva PIBID; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8190; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |