RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Youtube e youtubers: um recurso pedagógico para o ensino de sociologia

Mostrar registro simples

Autor Vieira, Caroline Rafaela;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9694084664560977;
Orientador Carniel, Fagner;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2143992966758829;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Youtube e youtubers: um recurso pedagógico para o ensino de sociologia;
Resumo Vivemos um momento nas relações de comunicação que se caracteriza pela diminuição da influência das mídias tradicionais (rádio e televisão) no cotidiano da população média e pelo aumento da influência de mídias consideradas alternativas (Facebook, Twitter, Youtube, etc.). Diante do atual cenário tecnológico e social, o desenvolvimento de perspectivas pedagógicas e de metodologias de ensino que dialoguem com as novas mídias sociais parece ser um desafio urgente para a formação docente em Ciências Sociais. Nesse sentido, esta comunicação assume o Youtube e os youtubers como objetos de reflexão e problematizamos suas potencialidades para o ensino de sociologia. O Youtube se caracteriza por ter sido uma das primeiras plataformas online a possibilitar o upload e compartilhamento de vídeos. Ele pode ser visto por qualquer pessoa e qualquer uma pode colocar seu próprio vídeo, desde que se cadastre no site. Também não são necessários muitos recursos para se tornar uma pessoa que produz conteúdo de entretenimento a partir dele. Por esses motivos, Henry Jenkins o classifica como uma das instituições de mídias emergentes. Segundo ele, as mídias emergentes não substituíram as mídias já consagradas; pelo contrário, elas se “aliam” em um processo que o autor denomina de “produção cultural de convergências” (Jenkins, 2009; p. 347).;
Palavras-chave Novas mídias sociais; Ensino de sociologia; Youtube;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8253;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística