RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Protagonismo juvenil na escola: a sociologia como forma de aproximação e de localização dos saberes no ensino médio

Mostrar registro simples

Autor Cafisso, Jéssica Fernanda; Santos, Lucas Henrique Castanho dos; Carniel, Fagner;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9185637887771384; http://lattes.cnpq.br/5828870592447285; http://lattes.cnpq.br/2143992966758829;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Protagonismo juvenil na escola: a sociologia como forma de aproximação e de localização dos saberes no ensino médio;
Resumo Durante o ano letivo de 2017, o PIBID de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá desenvolveu diversas atividades pedagógicas no Colégio Estadual Unidade Polo, em Maringá-PR. Trata-se de um colégio de periferia, no qual uma parcela considerável dos alunos tem uma faixa de renda semelhante. Nas turmas de primeiro ano de Ensino Médio em que atuamos, foram elaboradas atividades relacionadas com a problematização sociológica das desigualdades sociais no Brasil. Durante essas atividades percebemos que jovens frequentemente apresentam questões e angústias de seu cotidiano que não costumam ser incorporadas nas aulas por nenhuma disciplina. Por isso, ao propor uma sociologia das representações estudantis acerca de seus contextos de vida e percebermos que tais contextos são marcados por diferentes formas de desigualdades sociais, acabamos percebendo as experiências juvenis configuram uma fonte importante de elementos para mobilizar o interesse de estudantes pela escola, pelos conteúdos curriculares e pelo próprio ensino de sociologia.;
Palavras-chave Sociologia; Práticas; Pedagógicas; Adolescência;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8365;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística