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O terror no cinema brasileiro contemporâneo: uma abordagem monadológica de Trabalhar Cansa e Mangue Negro

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metadataTrad.dc.contributor.author Lima, Rafael Garcez;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes Rafael Garcez Lima;
metadataTrad.dc.contributor.advisor La Cruz, Sonia Estela Montaño;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9654736235562553;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O terror no cinema brasileiro contemporâneo: uma abordagem monadológica de Trabalhar Cansa e Mangue Negro;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação aborda o terror em filmes brasileiros contemporâneos, particularmente na obra de Marco Dutra e Rodrigo Aragão. O terror aqui é pensado como um virtual (BERGSON, 2006; DELEUZE, 2008) que se atualiza no cinema, mas não apenas nele. Estas atualizações carregam sentidos de terror e medo da época em que estes filmes emergem. Para compreender os modos em que o terror se atualiza nos filmes dos cineastas escolhidos, pensamos suas obras em forma de Mônadas (BENJAMIN, 2006) que tornam um filme contemporâneo (AGAMBEN 2009) de muitos outros. Entre as considerações finais, percebemos que os medos de não garantir um futuro e o medo de não garantir a integridade física, são os construtos contemporâneos que mais se atualizam nos filmes em questão, e na época em que eles emergem.;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation approaches the terror in contemporary Brazilian films, particularly in the work of Marco Dutra and Rodrigo Aragão. Terror here is thought of as a virtual (BERGSON, 2006; DELEUZE, 2008) that is updated in the cinema, but not only. These updates carry meanings of terror and fear of the time when these films emerge. In order to understand the ways in which terror is updated in the chosen filmmakers, we think of their works in the form of Monads (BENJAMIN, 2006) that make a contemporary film (AGAMBEN 2009) of many others. Among the final considerations, we perceive that fears not guaranteeing a future and the fear of not guaranteeing physical integrity are the contemporary constructs that are most updated in the films in question and at the time they emerge.;
metadataTrad.dc.subject Terror; Cinema; Contemporâneo; Imagens Técnicas; Construção de Sentidos de Terror; Cinema brasileiro; Audiovisualidades; Terror; Cinema; Contemporary; Technical Images; Construction of Senses of Terror; Brazilian cinema; Audiovisuals;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-04-24;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8754;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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