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Ecossistemas criativos e inovação sociocultural : uma cartografia dos processos de difusão da cultura da sustentabilidade na moda

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Autor Santos, Deise da Luz;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1698612960737979;
Orientador Freire, Karine de Mello;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9308426042161899;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Ecossistemas criativos e inovação sociocultural : uma cartografia dos processos de difusão da cultura da sustentabilidade na moda;
Resumo Esta pesquisa aborda o mapeamento dos processos de difusão da cultura da sustentabilidade na moda ocorridos no Ecossistema da Moda Sustentável do RS. O ecossistema em questão é um movimento ativado por especialistas em design que operam à luz do design estratégico, desenvolvendo estratégias que buscam promover a inovação sociocultural na moda. A difusão da cultura da sustentabilidade é entendida, nesta pesquisa, como promotora de conexões e relações sociais capazes de ampliar o alcance das inovações. O mapeamento de processos foi realizado através de um trabalho cartográfico que envolveu uma pesquisa-intervenção. A pesquisa-intervenção teve como recurso a cocriação de artefatos projetados por meio do ativismo de design com o objetivo de gerar engajamento e participação social. As ativações e intervenções ocorreram em três territórios principais: Virada Sustentável 2018, Semana Fashion Revolution 2018 e hashtag #modamudamundo no Instagram. A partir dessas ativações e da circulação dos artefatos projetados, foi observado o fluxo das conexões. Com base nos fluxos observados em campo, foram desenhadas tramas processuais. Através dessas tramas, são discutidos os conceitos de ativismo de design, coalizão de design e colaboração, bem como sugerido um mapa dos processos da difusão da cultura da sustentabilidade na moda, tendo como base esses conceitos. Nossos achados indicam que o processo de difusão perpassa a recombinação de recursos existentes, que pode ser operada pelas habilidades de design. A recombinação de recursos comtempla o uso de ferramentas de comunicação digital, como as redes sociais da internet, que por sua característica de rede distribuída, oferece a possibilidade de que diferentes níveis de vínculos sociais aconteçam e gerem temáticas emergentes em relação à moda sustentável, contribuindo para a ampliação dos nós nas redes e da difusão de cultura.;
Abstract This research approaches the mapping of sustainability culture diffusion processes in fashion that occurs in the Ecossistema da Moda Sustentável do RS. The ecosystem in question is a movement activated by design specialists who operate according to the strategic design, developing strategies that seek to promote socio-cultural innovation in fashion. In this research, the sustainability culture diffusion is understood as a promoter of connections and social relations, capable of extending the innovations reach. The processes mapping was done through a cartographic work that involved an intervention research. The intervention research had, as a resource, the co-creation of artifacts projected through the design activism in order to generating engagement and social participation. Activations and interventions took place in three main territories: Virada Sustentável 2018, Semana Fashion Revolution 2018 and hashtag #modamudamundo on Instagram. From these activations and also from the projected artifacts propagation, the connections flux was observed. Based on the fluxes observed in the field, procedural plots were drawn. Through these plots, the concepts of design activism, design coalition and collaboration are discussed, as well as a map of the processes of the sustainability culture diffusion in fashion is suggested based on these concepts. Our results point the diffusion process runs through the recombination of existing resources, which can be operated by design skills. The resources recombination consider the use of digital communication tools, such as the internet social networks, which, because of their distributed network characteristics, offer the possibility that different levels of social ties occur and generate emerging themes in relation to sustainable fashion, contributing for the expansion of social network nodes and also for the culture diffusion.;
Palavras-chave Design Estratégico; Ativismo de Design; Inovação Sociocultural; Moda Sustentável; Comunicação Digital; Strategic Design; Design Activism; Socio-cultural Innovation; Sustainable Fashion; Digital Communication;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-03-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8769;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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