RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Pesquisa de clima organizacional em uma empresa de serviços

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Tonello, Isaura;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Oliveira, Elton Luiz de;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Pesquisa de clima organizacional em uma empresa de serviços;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho se propõe a observar e diagnosticar o clima organizacional na percepção dos colaboradores em uma empresa de serviços. O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário através da escala de clima organizacional (ECO), validada por Martins (2008). A técnica de análise dos dados adotada foi quantitativa utilizando a média dos fatores pesquisados. Na análise de resultados referentes aos cinco fatores de clima organizacional, constatou-se que o clima da empresa na percepção dos colaboradores não está favorável, visto que nenhum dos fatores pesquisados foi bem avaliado. Entre os fatores que obtiveram resultados mais positivos o fator que mais se evidencia é a coesão entre colegas com (3,70), seguido de apoio de chefia e da organização (3,61), conforto físico (3,43), controle/pressão (3,20) e a menor média obtida foi o fator recompensa (2,53).;
metadataTrad.dc.description.abstract This study intends to observe and diagnose the organizational climate in the perception of employees in a company. The search method adopted was the case report. The data collection instrument used was the questionnaire through the scale on organizational climate, validated by Martins (2008). The data analysis technique was adopted using the average of quantitative factors surveyed. On the analysis of results concerning the five factors of organizational climate, it was found that the company's climate in the perception of employees is not favorable, since none of the factors surveyed was well rated. Among the factors that have achieved positive results that factor more evident is the cohesion between colleagues (3,70), followed by leadership and organizational support (3,61), physical comfort (3,43), control/pressure (3,20) and the lowest average retrieved was the factor reward (2,53).;
metadataTrad.dc.subject Clima Organizacional; Diagnóstico do clima organizacional; Satisfação; Insatisfação; Organização; Organizational climate; Diagnosis of organizational climate; Satisfaction; Dissatisfaction; Organization;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2012-01-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8851;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel MBA;
metadataTrad.dc.curso Gestão Empresarial;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics