RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Valor 4.0: um Framework para propostas de valor para produtos e serviços baseados em internet das coisas

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Molling, Graziela;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5673327163177208;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Klein, Amarolinda Zanela;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7550820294257183;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Valor 4.0: um Framework para propostas de valor para produtos e serviços baseados em internet das coisas;
metadataTrad.dc.description.resumo A Internet das Coisas (IoT) tem o potencial de criar novas oportunidades de negócios e impactar consideravelmente o mundo dos negócios, a vida de cada indivíduo, a sociedade e o meio ambiente. Atualmente, muitas empresas enfrentam um desafio significativo para entender o potencial e os desafios da IoT e desenvolver propostas de valor para produtos e serviços baseados nessa tecnologia. O presente estudo tem como objetivo identificar os elementos necessários para o desenvolvimento de propostas de valor de produtos e serviços baseados em IoT e propor um framework para apoiar este desenvolvimento. Para isto, o método de pesquisa escolhido foi o Design Science Research (DSR), o qual apoiou a criação de um framework contendo os elementos identificados na literatura e na visão de 52 especialistas em IoT com o apoio da técnica Delphi. Este framework foi avaliado por 25 destes especialistas, em uma segunda rodada da Delphi, e adaptado, gerando sua segunda versão, denominado Valor 4.0. Esse framework foi avaliado por dois especialistas de mercado com experiência em IoT, por quatro acadêmicos em um workshop com aplicação em um caso fictício, e por duas empresas com aplicações em casos reais. Os resultados das avaliações indicam que: a) o framework contempla todos os elementos necessários para gerar uma proposta de valor de um produto/serviço baseado em IoT; b) ele é capaz de apoiar o desenvolvimento de propostas de valor para produtos/serviços baseados em Internet das Coisas; c) se diferencia positivamente de outros frameworks com propósito semelhante; e d) é aplicável em uma organização que desenvolve produtos/serviços baseados em IoT. Além disso, as aplicações demonstraram que o framework pode ajudar a identificar oportunidades nas propostas de valor na medida em que contempla todos os níveis da arquitetura básica da IoT, suas capacidades e seus desafios, apoiando a reflexão sobre esses elementos.;
metadataTrad.dc.description.abstract The Internet of Things (IoT) has the potential to create new business opportunities and significantly impact the business world, each individual’s life, society, and the environment. Many companies today face a significant challenge in understanding the potential and challenges of IoT and developing value propositions for products and services based on this technology. The present study aims to identify the necessary elements for the development of value propositions of products and services based on IoT and propose a framework to support this development. For this, the chosen research method was the Design Science Research (DSR), which supported the creation of a framework containing the elements identified in the literature and the vision of 52 IoT specialists with the support of the Delphi technique. This framework was evaluated by 25 of these specialists, in a second round of Delphi, and adapted, generating its second version, denominated Value 4.0. This framework was evaluated by two market experts with experience in IoT, by four academics in a workshop with application in a fictitious case, and by two companies with applications in real cases. The results of the evaluations indicate that: a) the framework includes all the necessary elements to generate a value proposition of a product/service based on IoT; b) it is able to support the development of value propositions for products/services based on the Internet of Things; c) it differs positively from other frameworks with similar purpose; and d) is applicable in an organization that develops IoT-based products/services. In addition, applications have demonstrated that the framework can help identify opportunities in value propositions as it encompasses all levels of IoT's core architecture, its capabilities, and its challenges, supporting reflection on these elements.;
metadataTrad.dc.subject Internet das Coisas; Proposta de Valor; Framework; Valor 4.0; Design Science Research; Internet of Things; Value Proposition; Framework; Value 4.0; Design Science Research;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-08-06;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8963;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Administração;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics