RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Integração entre os propósitos das novas gerações e das organizações: uma proposta baseada nos conceitos de espiritualidade nas organizações

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Valle, Lisiane Cardoso do;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Venzke, Cláudio Senna;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6162789934377303;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Integração entre os propósitos das novas gerações e das organizações: uma proposta baseada nos conceitos de espiritualidade nas organizações;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente estudo busca compreender quais são os elementos da Espiritualidade e como esses elementos poderão contribuir para o engajamento entre os propósitos das novas gerações e das organizações: uma proposta baseada nos conceitos de espiritualidade nas organizações. Identificou-se que, através dos conceitos e dos elementos da Espiritualidade nas Organizações, pela conexão de valores e propósitos individuais com o meio, criam-se os entendimentos necessários para a promoção de um ambiente organizacional formador de indivíduos mais felizes e mais engajados com o seu trabalho. De forma complementar, a espiritualidade proporciona o ambiente adequado para estimular essas conexões de engajamento entre os propósitos das novas gerações e das organizações, pois seus conceitos consideram que as pessoas se desenvolvem a partir da tomada de consciência e conectividade do seu mundo interior com seu mundo exterior. A partir dos achados teóricos, realizou-se uma pesquisa empírica, baseada em um roteiro de entrevista semiestruturado, envolvendo 12 participantes, representantes de pequenas, médias e grandes empresas de Porto Alegre e Grande Porto Alegre. Participaram da pesquisa profissionais em cargos de liderança e as próprias novas gerações. Todas as organizações envolvidas na pesquisa possuem uma cultura organizacional sólida. Os resultados encontrados, pela percepção dos entrevistados, mostram que as novas gerações buscam trabalhos que possam proporcionar um alinhamento com seus valores, um propósito maior do que somente ganhar dinheiro. Querem fazer o seu trabalho com um propósito e buscam empresas cujos valores estejam agregando com a sociedade e com o mundo de uma forma geral. Outro fator importante nas entrevistas é a recorrente resposta pelo Líder Educador, um novo conceito de líder que as empresas buscam com intuito de contribuir para a integração entre os propósitos das novas gerações e das organizações.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present study seeks to understand the elements of Spirituality and how these elements can contribute to the engagement between the purposes of new generations and organizations: a proposal based on the concepts of spirituality in Organizations. It was identified that through the concepts and elements of Spirituality in Organizations, through the connection of values and individual purposes with the environment, it creates the necessary understandings for the promotion of an organizational environment that educates happier and more engaged individuals with your work. In a complementary way, spirituality provides the appropriate environment to stimulate these engagement connections between the purposes of new generations and organizations, because their concepts consider that people develop from becoming aware of and connecting your inner world with your outside world. From the theoretical findings, an empirical research was carried out, based on a semi-structured interview script, involving 12 participants, representatives of small, medium and large companies from Porto Alegre and Grande Porto Alegre. Professionals that got involved in the research were in leadership positions and the new generations themselves. All organizations involved in the research have a solid organizational culture. The results found by the interviewees' perception showed that the new generations seek a job that can provide an alignment with their values, a greater purpose than only making money. They want to do their work with a purpose and seek companies whose values are aggregated with society and with the world in a bigger way. Another important factor in the interviews is the recurring response by the Educator Leader, a new concept of Leader that companies seek in order to contribute to the integration between the purposes of the new generations.;
metadataTrad.dc.subject Integração; Novas gerações; Espiritualidade nas organizações; Integration; New generations; Spirituality in organizations;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-04-29;
metadataTrad.dc.description.sponsorship UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8984;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics