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metadataTrad.dc.contributor.author Forgiarini, Deivid Ilecki;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0489731902548576;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Verschoore Filho, Jorge Renato de Souza;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5485189907016634;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Aprendizagem interorganizacional em cooperativas;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta tese teve como objetivo analisar como as características do cooperativismo influenciam a aprendizagem interorganizacional - AIO em cooperativas. O cooperativismo, nesta tese, é compreendido como uma forma de pensar e agir que é guiada por valores e princípios próprios e vê a cooperativa como a manifestação organizacional desta forma de pensar. Já a AIO é vista como uma continuidade da aprendizagem organizacional - AO e, pelo fato de ser um processo de aprendizagem entre organizações, os elementos da hierarquia não afetam estas relações. Este estudo acabou encontrando uma lacuna teórica que é analisar a AIO das cooperativas pela lente teórica do cooperativismo, justificando, assim, a sua relevância teórica e como meio mais adequado para as ações interorganizacionais dos agentes de cooperativas. Sendo assim, foi possível construir o Framework Teórico para Análise de Aprendizagem Interorganizacional em Cooperativas, que serviu como balizador teórico. O contexto utilizado foram as cooperativas de distribuição de energia elétrica do Rio Grande do Sul que possuem em média 20 anos de permissão para seguirem prestando este serviço. Caso não evidenciem bons resultados, suas permissões poderão ser canceladas. Esta tese tem a pretensão de contribuir para o aprimoramento gerencial na busca da perenidade destas organizações, que são relevantes para o desenvolvimento das regiões atendidas. Para tanto, foi feito um estudo qualitativo, de casos múltiplos, com triangulação de fonte de dados, usando-se o mapeamento de redes sociais, entrevistas e documentos. Como análise, foi feita a análise de redes sociais, análise de conteúdo e análise documental. Foram definidos quatro casos: a rede de técnicos de rede elétrica, a rede contábil-financeira, a rede comercial e a rede comunicação-marketing, analisando a interação entre os agentes e a compreensão sobre cooperativismo e sobre AIO. Os resultados encontrados indicaram que os agentes com maior nível de compreensão do cooperativismo são também os agentes intermediadores das redes de aprendizagem, ou seja, há uma relação positiva entre os agentes que compreendem o cooperativismo e a criação e manutenção de redes de aprendizagem. Contudo, não há uma relação positiva entre a compreensão do cooperativismo com elementos específicos da aprendizagem. Na análise à luz da teoria, ficou claro que a dimensão cooperativismo do framework proposto influencia o constructo das relações interorganizacionais da dimensão AIO, mas não influencia o constructo da aprendizagem. Como considerações finais, a pesquisa apresenta algumas oportunidades gerenciais relevantes para o sistema representativo das cooperativas - apoiar o ensino do cooperativismo como meio de criar substrato positivo para a potencialização da AIO entre cooperativas. Isso incentivará os agentes a aprenderem uns com os outros, mesmo que ensinem mais do que aprendem, pois a preocupação dos agentes que compreendem e defendem o cooperativismo colaboraram com outras cooperativas também como estratégia de defesa do próprio setor. Como contribuição teórica, esta tese apresenta que os estudos de AIO em cooperativas devem levar em conta o nível de compreensão do cooperativismo dos agentes estudados e considerar que a racionalidade deste agente não se pauta exclusivamente pelo ganho econômico e/ou de conhecimento, mas também como meio de desenvolvimento do campo.;
metadataTrad.dc.description.abstract This thesis aimed to analyze how the characteristics of Cooperativism influence interorganizational learning in cooperatives. The cooperativism in this thesis is understood as a way of thinking and acting that is guided by values and principles of its own and sees the cooperative as the organizational manifestation of this way of thinking. Interorganizational Learning (AIO) is seen as a continuity of organizational learning and the fact that it is a learning process between organizations, the elements of the hierarchy do not affect these relationships. This study ended up finding a theoretical gap that is to analyze the AIO of cooperatives by the theoretical lens of cooperativism, thus jousting its theoretical relevance and as the most appropriate means for the interorganizational actions of cooperative agents. Thus, it was possible to construct the theoretical Framework for interorganizational learning analysis in cooperatives, which served as a theoretical balizer. The context used were the electricity distribution cooperatives of Rio Grande do Sul, which have an average of twenty years of permission to continue providing this service. If you do not show good results your permissions may be cancelled. This thesis intends to contribute to the management improvement in the pursuit of the continuity of these organizations that are relevant to the development of the regions served. For this purpose, a qualitative study of multiple cases was performed, with data source triangulation, using the mapping of social networks, interviews and documents. Analysis of social networks, content analysis and documentary analysis was performed. Four cases were defined, the network of electrical network technicians, the accounting and financial network, the commercial network and the communication-marketing network, analyzing the interaction between agents and understanding about cooperativism and about AIO. The results indicated that the agents with the highest level of understanding of the cooperativism are also the intermediary agents of the learning networks. In other words, there is a positive relationship between the agents that comprise cooperativism and the creation and maintenance of learning networks. However, there is no positive relationship between the understanding of cooperativism with specific elements of learning. In the analysis in light of the theory it was clear that the cooperative dimension of the proposed framework influences the construct of the interorganizational relations of the AIO dimension, but does not influence the construct of learning. As final considerations, the research presents some managerial opportunities relevant to the representative system of cooperatives that would support the teaching of cooperativism as a means of creating a positive substrate for the potentialization Of the AIO between cooperatives. This will encourage agents to learn from one another even if they teach more than they learn, because the concern of the agents who understand and advocate cooperativism cooperated with other cooperatives as well as a defense strategy of the sector itself. As a theoretical contribution, this thesis presents that the studies of AIO in cooperatives should take into account the level of understanding of the cooperativism of the studied agents and consider that the rationality of this agent is not exclusively based on economic gain and/ or knowledge, but also as a means of field development.;
metadataTrad.dc.subject Aprendizagem interorganizacional; Cooperativismo; Análise de redes sociais; Cooperativas; Interorganizational learning; Cooperativism; Social network analysis; Cooperatives;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-07-11;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8989;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Administração;


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