RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Projetação de experiências de engajamento em ambientes de ensino e aprendizagem no ensino superior: uma perspectiva do design estratégico

Mostrar registro simples

Autor Tavares, Juliana Carneiro;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7513247239947647;
Orientador Borba, Gustavo Severo de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1321450477905358;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Projetação de experiências de engajamento em ambientes de ensino e aprendizagem no ensino superior: uma perspectiva do design estratégico;
Resumo A presente pesquisa tem como objetivo projetar, a partir da perspectiva do Design Estratégico, cenários para a experiência de engajamento em ambientes físicos de ensino e aprendizagem no ensino superior, especialmente no nível da graduação. Para tanto, em termos metodológicos, esta pesquisa centra-se em uma investigação de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso único, junto ao Curso de Ciência da Computação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Como fonte direta de dados, entrevistas in loco foram realizadas com docentes da universidade, observações diretas de períodos de atividades curriculares e formulário de autopreenchimento distribuído a discentes e docentes. Dados secundários, também foram coletados por meio de websites e documentos institucionais, entre outros. Da mesma forma, a Pesquisa Blue Sky integrou-se à coleta de dados, estimulando reflexões criativas. A análise do campo empírico permitiu compreender a experiência de engajamento de discentes e docentes com o ambiente físico de sala de aula, sendo capaz de apontar que os principais comportamentos em sala replicam uma cultura de disseminação de conhecimento a partir do docente, sugerindo ambientes clássicos de aprendizagem, com o predomínio da construção do conhecimento a partir da perspectiva de um discurso para muitos, comprometendo com isso a efetivação da experiência de engajamento. Desta forma, objetivando a potencialização da experiência de engajamento em sala de aula, foram projetados cenários durante a atividade projetual “Workshop para Experiência de Aprendizagem”, o qual contou com a participação de uma equipe interdisciplinar, que reuniu conhecimentos pertinentes ao projeto. A análise dos quatro cenários permitiu identificar que um ambiente físico apenas se torna um elemento facilitador do ensino e aprendizagem na medida em que se conecta a um projeto político pedagógico flexível e criativo, que estimule experiências de engajamento. Por tais constatações, é possível afirmar o vínculo entre a estrutura física de um ambiente de ensino e aprendizagem e o engajamento do discente no processo de construção da aprendizagem.;
Abstract This research aims to project, from the Strategic Design perspective, scenarios for the experience of engagement in physical teaching and learning environments in higher education, especially at the undergraduate level. In this way, in methodological terms, this research focuses on a qualitative investigation of a single case study at the Computer Science Course at Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). As a direct source of data, on-site interviews were conducted with professors of the university, direct observations of curricular activity periods and self-completed form distributed to students and teachers. Secondary data were also collected through websites and institutional documents, among others. Similarly, the Blue Sky Survey was integrated to data collection, stimulating creative thinking. The analysis of the empirical field allowed to understand the engagement experience of students and teachers with the physical environment of classroom, being able to point out that the main behaviors in classroom replicate a culture of knowledge dissemination from the teacher, suggesting classic learning environments, with the predominance of knowledge construction from the perspective of a discourse for many, thereby compromising the effectiveness of the engagement experience. Therefore, aiming at enhancing the experience of classroom engagement, scenarios were designed during the project activity “Workshop for Learning Experience”, which was attended by an interdisciplinary staff, which gathered relevant knowledge to the project. The analysis of the four scenarios allowed to identify that a physical environment only becomes a facilitating element of teaching and learning process as it connects to a flexible and creative political pedagogical project that stimulates engagement experiences. From these findings, it is possible to affirm the link between the physical structure of a teaching and learning environment and the student's engagement in the learning construction process.;
Palavras-chave Design Estratégico; Engajamento; Ambientes de Ensino e Aprendizagem; Strategic Design; Engagement; Teaching and Learning Environments;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-07-01;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8992;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística