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Pensamento divergente em codesign: potencialidades a partir da interação entre atores com diferentes backgrounds

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Autor Kryvoruchca, Débora Martini;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5948017453786227;
Orientador Tonetto, Leandro Miletto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6936566634445566;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Pensamento divergente em codesign: potencialidades a partir da interação entre atores com diferentes backgrounds;
Resumo O Pensamento Divergente (PD) leva à produção de inúmeras respostas para uma mesma pergunta e possibilita maior quantidade de associações e adaptação ao cenário dado. Dessa forma, chega-se às ideias mais originais, ou menos prováveis. Na área do design, o estudo sobre PD está amplamente voltado para questões ferramentais e para o potencial de geração de ideias inovadoras, sem haver densa pesquisa sobre as suas potencialidades acerca da interação. Considerando a atuação do design no âmbito estratégico das organizações, voltada para o olhar do coletivo que projeta, emergiu o objetivo geral: entender de que forma a interação de pessoas com diferentes backgrounds, em codesign, pode colaborar com a geração de Pensamento Divergente, tomando como base o evento Unisinos Conecta. Para responder a essa questão, realizou-se uma pesquisa exploratória, que envolveu 30 pessoas em uma prática projetual, inspirada em estratégias oriundas da pesquisa-ação e do método de pesquisa em design proposto. Para a realização da projetação em codesign, realizou-se um workshop, no qual ocorreram tanto a etapa de projeto, quanto a etapa de pesquisa. A técnica utilizada para análise dos dados foi a Análise Temática. O estudo apontou para as potencialidades dos estímulos à divergência de pensamento acerca do problema de projeto, bem como sua relevância durante os momentos de avaliação e escolha das soluções, contraponto às teorias sobre brainstorming, que apontam para o uso de PD exclusivamente na fase de ideação. A experiência prévia em projetar para o tema foi apontada como possível limitadora do PD, já o ineditismo para projetar para o tema se mostrou como potencializador da divergência de pensamento. A análise dos grupos formados por atores de diferentes backgrounds apontou para uma tendência ao PD, ocasionado pela mudança de perspectiva dos indivíduos a partir da interação com o outro. O PD apontou, ainda, potencialidades para a revisão da forma de atuar das equipes que desenvolvem o UniCo, unidade de análise na qual a pesquisa contextualizada foi realizada.;
Abstract Divergent Thinking (DT) may lead to the production of innumerous answers to a single question and enables a larger number of associations and adaptation to the given scenario. Thus, providing more original ideas, or less probable ones. On the Design field, DT studies are mostly directed to instrumental questions and the potential of generating innovative ideas, without a dense research on the potential of interactions. Considering the impact of the design on the strategical aspects of organizations, aimed towards the outlook of the collective which is projecting, the research objective emerged: to understand the way in which the interaction of people with different backgrounds in co-design may contribute with the generation of Divergent Thinking, using the Unisinos Conecta Event as a basis for analysis. To answer this question, an exploratory research was performed, involving 30 participants on a design practice, inspired on strategies from research-action and the Design Research method. For the co-design process a workshop was performed, in which both the design and research phases were performed. Thematic Analysis was the technic used for the data analysis. The study has indicated the potentialities of the stimulation of divergent thinking around the design problem, as well as its relevancy for the evaluation and selection of solutions, countering the brainstorming theories, which suggest the use of DT exclusively on the ideation phase. Previous experience designing for a similar problem has been indicated as a potential retraining aspect for the DT, while the lack of such experience has shown to enhance the DT. The analysis of the groups of participants from different backgrounds indicates a tendency for DT, generated by the change in perspective from individuals when interacting with others within the group. DT has also shown potentialities for the revision of the way the team works developing the UniCo, unit of analysis in which the contextualized research was performed.;
Palavras-chave Design Estratégico; Codesign; Pensamento Divergente; Strategic Design; Co-design; Divergent Thinking;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-08-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8995;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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