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Criação de valor público no processo de institucionalização da acreditação internacional em hospital público : um estudo de caso

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Autor Xavier, Redvânia Vieira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0650731275809775;
Orientador Hoppen, Norberto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6449004692238588;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Criação de valor público no processo de institucionalização da acreditação internacional em hospital público : um estudo de caso;
Resumo O valor público pode ser compreendido como os benefícios concedidos aos cidadãos oriundos do resultado de políticas governamentais específicas por área de interesse. Como área de interesse estudou-se a saúde, que é de grande impacto orçamentário e social para o país. A tese propõe que para que o valor público criado com a estratégia de acreditação internacional institucionalizada seja efetivamente legitimado é necessário existir um processo de criação, mensuração e divulgação dos indicadores de elementos de valor público para a sociedade interna e externa. Sendo assim, objetivou-se analisar como ocorre a mensuração e a divulgação da criação de valor público no processo de institucionalização da acreditação internacional em hospital público. A estratégia de pesquisa escolhida nesta tese foi o estudo de caso único, com finalidade descritiva e abordagem indutiva, por meio de observações diretas, análise documental e entrevistas. Na análise dos resultados, em relação aos fatores determinantes para a busca da estratégia de acreditação hospitalar internacional na instituição hospitalar pública investigada, constatou-se que a busca foi fundamentalmente para adquirir mais qualidade e mais segurança para os pacientes. Nas discussões da pesquisa foi apontado que as mudanças institucionais sofridas pela busca da acreditação internacional no hospital público investigado foram influenciadas pelas pressões isomórficas mimética e normativa. Além disso, constatouse que o processo de institucionalização da acreditação hospitalar internacional, transcorreu nas três etapas de habitualização, objetificação e sedimentação sugeridas por Tolbert e Zucker (1999). No que se refere ao valor público, na instituição investigada foram identificaram 42 (quarenta e dois) elementos de valor público que foram criados com o processo de acreditação hospitalar internacional. Em relação à mensuração e à divulgação do valor público, verificouse que os elementos tangíveis de valor público criados pelo processo de institucionalização da acreditação hospitalar são mensurados e evidenciados somente para a sociedade interna, por intermédio de indicadores hospitalares, porém os elementos de valor público intangíveis, ainda são somente percebidos pelos gestores e demais colaboradores da instituição investigada. E por fim, para a sociedade externa foi constatado que, nos relatórios de gestão, ainda não foram divulgados quais foram os elementos de valor público criados com a estratégia de acreditação internacional no hospital público investigado, nem para o governo e nem para as partes interessadas, sendo assim, os elementos de valor público criados com o processo de acreditação internacional ainda não foram efetivamente legitimados, sendo que a divulgação do valor público possivelmente beneficiaria a accountability e a transparência pública. Estes achados corroboram com a tese defendida.;
Abstract Public value can be understood as the benefits granted to citizens resulting from the result of specific government policies by area of interest. As our area of interest, health was studied, which has a great budgetary and social impact for the country. The thesis proposes that for the public value created with the institutionalized international accreditation strategy to be effectively legitimized, there is a need to create, measure and disseminate the indicators of elements of public value to the internal and external society. Thus, the objective was to analyze how measurement and dissemination of the creation of public value occurs in the process of institutionalizing international hospital accreditation in public hospital. The research strategy chosen in this research was a single case study, with an descriptive purpose and an inductive approach, through direct observations, document analysis and interviews. In the analysis of the results, in relation to the determining factors for the search for the international hospital accreditation strategy in the investigated public hospital, it was found that the search was fundamentally to acquire more quality and more safety for patients. In the research discussions, it was pointed out that the institutional changes, resulting from the search for international ospital accreditation in the investigated public hospital, were influenced by mimetic and normative isomorphic pressures. In addition, it was found that the institutionalization process of international hospital accreditation went through the three stages of habitualization, objectification and sedimentation suggested by Tolbert and Zucker (1999). With regard to public value, 42 (forty-two) elements of public value were identified in the investigated institution that were created with the international hospital accreditation process. Regarding the measurement and dissemination of public value, it was found that tangible elements of public value created by the institutionalization process of international hospital accreditation are measured and evidenced to the internal society through hospital indicators, but intangible elements of value are still only perceived by managers and other employees of the investigated institution. Finally, for the external society, it was found that in management reports, the elements of public value created with the international accreditation strategy in the investigated public hospital have not yet been disclosed, neither for the government nor for the interested parties, thus, the international accreditation process has not yet been effectively legitimized, and the disclosure of public value possibly benefits accountability and public transparency. These, our findings corroborate the thesis defended.;
Palavras-chave Valor público; Teoria institucional; Legitimidade; Acreditação hospitalar; Public value; Institutional theory; Legitimacy; Hospital accreditation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-04-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9172;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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