Autor |
Menezes, Sabrina Rafaeli Lopes; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2150825471688544; |
Orientador |
Andretta, Ilana; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8027292656441921; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Saúde; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Efeitos de um programa breve de Mindfulness em bacharéis candidatos a prova da Ordem dos Advogados do Brasil; |
Resumo |
As intervenções baseadas em Mindfulness (Mfs) tem mostrado resultados promissores em diversas populações. Esse estudo analisou o efeito de um programa breve de Mfs em relação as dificuldades de regulação emocional, os níveis de Mfs e a autoeficácia em bacharéis de direito candidatos ao Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A intervenção ocorreu com a periodicidade semanal, sendo composta por seis encontros com 42 participantes no total que tinham como objetivo a preparação para o Exame. Essa pesquisa é quantitativa, pré-experimental, com medidas comparativas no pré e pós teste. As mudanças comparando o T1 ao T2 foram estatisticamente significativas em relação as dimensões de “Awareness”, dificuldade no Impulso, dificuldades em Estratégias e “autoeficácia acadêmica”. A partir dos resultados, pode-se pensar que este programa de Intervenção é promissor em auxiliar os bacharéis de direito para enfrentar tão grande desafio, pois o principal objetivo foi a de instrumentalização emocional podendo contribuir para o desempenho em situações de teste.; |
Abstract |
Mindfulness-based interventions (Mfs) have shown promising results in several populations. This study analyzed the effect of a brief Mindfulness program in relation to emotional regulation difficulties, Mfs levels and self-efficacy in law graduates candidates for the Brazilian Bar Association Examination (OAB). The intervention occurred with weekly periodicity, consisting of six meetings with 42 participants in total that aimed to prepare for the Exam. This research is quantitative, pre-experimental, with comparative measurements in the pre and post test. The changes comparing T1 to T2 were statistically significant in relation to the dimensions of "Awareness", difficulty in Impulse, difficulties in Strategies and "academic self-efficacy". From the results, it can be thought that this intervention program is promising in assisting law graduates to face such a great challenge, because the main objective was emotional instrumentalization and can contribute to performance in test situations.; |
Palavras-chave |
Regulação emocional; Depressão; Ansiedade; Estresse; Autoeficácia; Mindfulness; Emotional regulation; Depression; Anxiety; Stress; Self-efficacy; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-07-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9422; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia; |