RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Efeitos de um programa breve de Mindfulness em bacharéis candidatos a prova da Ordem dos Advogados do Brasil

Mostrar registro simples

Autor Menezes, Sabrina Rafaeli Lopes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2150825471688544;
Orientador Andretta, Ilana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8027292656441921;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Efeitos de um programa breve de Mindfulness em bacharéis candidatos a prova da Ordem dos Advogados do Brasil;
Resumo As intervenções baseadas em Mindfulness (Mfs) tem mostrado resultados promissores em diversas populações. Esse estudo analisou o efeito de um programa breve de Mfs em relação as dificuldades de regulação emocional, os níveis de Mfs e a autoeficácia em bacharéis de direito candidatos ao Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A intervenção ocorreu com a periodicidade semanal, sendo composta por seis encontros com 42 participantes no total que tinham como objetivo a preparação para o Exame. Essa pesquisa é quantitativa, pré-experimental, com medidas comparativas no pré e pós teste. As mudanças comparando o T1 ao T2 foram estatisticamente significativas em relação as dimensões de “Awareness”, dificuldade no Impulso, dificuldades em Estratégias e “autoeficácia acadêmica”. A partir dos resultados, pode-se pensar que este programa de Intervenção é promissor em auxiliar os bacharéis de direito para enfrentar tão grande desafio, pois o principal objetivo foi a de instrumentalização emocional podendo contribuir para o desempenho em situações de teste.;
Abstract Mindfulness-based interventions (Mfs) have shown promising results in several populations. This study analyzed the effect of a brief Mindfulness program in relation to emotional regulation difficulties, Mfs levels and self-efficacy in law graduates candidates for the Brazilian Bar Association Examination (OAB). The intervention occurred with weekly periodicity, consisting of six meetings with 42 participants in total that aimed to prepare for the Exam. This research is quantitative, pre-experimental, with comparative measurements in the pre and post test. The changes comparing T1 to T2 were statistically significant in relation to the dimensions of "Awareness", difficulty in Impulse, difficulties in Strategies and "academic self-efficacy". From the results, it can be thought that this intervention program is promising in assisting law graduates to face such a great challenge, because the main objective was emotional instrumentalization and can contribute to performance in test situations.;
Palavras-chave Regulação emocional; Depressão; Ansiedade; Estresse; Autoeficácia; Mindfulness; Emotional regulation; Depression; Anxiety; Stress; Self-efficacy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-07-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9422;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística