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Honorários de auditoria no mercado de capitais brasileiro: um estudo sobre a estrutura de mercado das firmas de auditoria

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Autor Schnidger, Cristian;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1048215002784309;
Orientador Costa, Cristiano Machado;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7188849602769313;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Honorários de auditoria no mercado de capitais brasileiro: um estudo sobre a estrutura de mercado das firmas de auditoria;
Resumo A função de uma auditoria de demonstrações contábeis é aumentar o grau de confiança sobre as informações financeiras apresentadas por uma entidade. O trabalho se traduz na emissão de um relatório de auditoria emitido por um auditor independente e remunerado pelas companhias auditadas. Dada a estrutura deste mercado, o presente estudo busca avaliar qual o efeito da fatia de mercado (market share), dos níveis de concentração e da liderança de mercado das firmas nos honorários por elas cobrados. Foram analisados dados entre os anos de 2010 e 2015 para uma amostra de companhias de capital aberto no Brasil e utilizadas diversas variáveis de controle junto às variáveis de interesse para medir se a fatia de mercado ou a liderança são determinantes dos honorários, bem como verificar se os maiores honorários representam maior qualidade dos serviços. Os resultados demonstram uma relação positiva e significativa entre market share, concentração e liderança com os honorários cobrados pelas firmas de auditoria, bem como uma relação positiva entre gerenciamento de resultados e honorários. Além destes achados, quando realizados testes somente com as maiores firmas (BigFour) foram encontrados resultados significativos, demonstrando que a maior fatia de mercado permite uma maior cobrança de honorários mesmo entre o grupo das maiores firmas.;
Abstract The role of an audit of financial statements is to increase the degree of confidence in the financial information presented by an entity. The conclusion of this work is the issuance of an audit report by an independent auditor and remunerated by the audited companies. Given the structure of this market, the present study seeks to evaluate the effect of the market share, concentration levels and market leadership of firms in the fees charged by them. Data were analyzed between the years 2010 and 2015 for a sample of publicly traded companies in Brazil and several control variables were used along with the variables of interest to measure whether the market share or the leadership are determining the fees, as well as verify if the highest fees represent higher quality of services. The results demonstrate a positive and significant relationship between market share, concentration and leadership with the fees charged by the audit firms, as well as a positive relationship between results management and fees. In addition to these findings, when tests were performed only with the largest firms (BigFour), significant results were found, showing that the larger market share allows higher fees even among the largest firms.;
Palavras-chave Honorários de auditoria; Estrutura de mercado; Liderança de mercado; Audit fees; Market structure; Market leadership;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-06-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9701;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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