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“Viva o som!" A atualização das práticas de escuta em subgêneros do rock independente de Curitiba

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Autor Estivalet, Felipe Viana;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1970405529062596;
Orientador Amaral, Adriana da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8210260553342144;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “Viva o som!" A atualização das práticas de escuta em subgêneros do rock independente de Curitiba;
Resumo Com a presente tese, proponho compreender de que forma práticas de escuta acolhidas em subgêneros de rock independente da cidade de Curitiba se atualizaram entre os anos de 2016 e 2020. Para enfrentar o problema da pesquisa, parto de abordagens etnográficas on e off-line (ANGROSINO, 2009; HINE, 2015a), desdobradas em técnicas de observação/escuta participante, consultas em audiovisuais e entrevistas semi-estruturadas com músicos, fãs e produtores de conteúdo sobre rock independente da capital paranaense. No âmbito teórico, o trabalho se orienta através do diálogo entre as chamadas Materialidades da Comunicação (GUMBRECHT, 1994 e 2010; PEREIRA de SÁ, 2016) e os Estudos de Som (PEREIRA de SÁ, 2010; STERNE, 2012; STEINTRAGER e CHOW, 2019), pensados aqui como parte de uma “agenda materialista” do estudo das intersecções entre comunicação, mídia, som e música. Diante da proliferação de projetos musicais em subdivisões específicas do indie como gêneros post (rock, hardcore, metal), shoegaze e dream pop em um contexto de consolidação da plataformas de streaming de áudio como forma dominante de escuta musical, o argumento é de que as práticas de escuta (NOVAK, 2008) locais do rock independente curitibano, apesar da permeabilidade das mídias digitais, se desdobram em processos complementares e articulados de 1) Técnicas autodidatas de audibilidade gestadas em contextos domésticos; 2) Produção de espaços privados de escuta no ambiente urbano; 3) Dominâncias sônicas introspectivas em contextos de co-presença espacial e temporal das apresentações ao vivo; 4) Micro-sociabilidades da circulação a partir das materialidades sonoras. Tais modos de escuta, que são indícios de um regime aural moderno mais amplo, operariam de forma retroalimentada atualizando práticas de escuta historicamente constituídas de tais subdivisões do rock independente em um contexto global.;
Abstract With this thesis, I propose to understand how listening practices received in independent rock subgenres of the city of Curitiba were updated between the years 2016 and 2020. To face the research problem, I start from ethnographic approaches on and offline ( ANGROSINO, 2009; HINE, 2015a), unfolded in participant observation/ listening techniques, audiovisual consultations and semi-structured interviews with musicians, fans and producers of rock content independent from the capital of Paraná state. In the theoretical scope, the work is oriented through the dialogue between the so-called Communication Materialities (GUMBRECHT, 1994 and 2010; PEREIRA de SÁ, 2016) and the Sound Studies (PEREIRA de SÁ, 2010; STERNE, 2012; STEINTRAGER and CHOW, 2019), thought here as part of a “materialistic agenda” of the study of the intersections between communication, media, sound and music. In view of the proliferation of musical projects in specific indie subdivisions such as post genres (rock, hardcore, metal), shoegaze and dream pop in a context of consolidation of audio streaming platforms as the dominant form of music listening, the argument is that local listening practices (NOVAK, 2008) in independent rock of Curitiba, despite the permeability of digital media, unfold in complementary and articulated processes of 1) Self-taught audibility techniques generated in domestic contexts; 2) Production of private listening spaces in the urban environment; 3) Introspective sonic dominance in contexts of spatial and temporal co-presence of live presentations; 4) Micro-sociability of the circulation from the sound material. Such modes of listening, which are indications of a broader modern aural regime, would operate in a complementary way by updating listening practices historically constituted of such subdivisions of independent rock in a global context.;
Palavras-chave Processos midiáticos; Materialidades da comunicação; Estudos de som; Práticas de escuta; Rock Independente; Mediatization; Materialities of communication; Sound studies; Practices of listening; Indie rock;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-04-09;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9758;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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