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Aceitação da telemedicina por médicos no Brasil: um olhar sob a lente da teoria institucional

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Autor Palma, Eduardo Moreira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3062325947917718;
Orientador Klein, Amarolinda Iara da Costa Zanela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7550820294257183;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Aceitação da telemedicina por médicos no Brasil: um olhar sob a lente da teoria institucional;
Resumo A telemedicina se caracteriza por ser um conjunto de diferentes serviços de saúde, que são realizados a distância, sendo uma promissora ferramenta no desenvolvimento social, por meio de assistência ampliada à saúde. No entanto, ainda não há consenso, na literatura, sobre os fatores que influenciam a aceitação e difusão destas práticas. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar os fatores que influenciam a aceitação da telemedicina, mais especificamente, das teleconsultas, por parte de médicos, e compreender como fatores institucionais e o trabalho institucional destes profissionais atuam de maneira a difundir ou a barrar a aceitação destas práticas. Este trabalho se utiliza de um estudo de caso único, com abordagem qualitativa; com coleta de dados por meio de entrevistas semi estruturadas, análise de vídeos de audiências públicas, de plataformas digitais, além de documentos diversos como portarias, leis e reportagens de veículos de comunicação, entre outros. A análise dos dados foi realizada em dois ciclos, com métodos mistos de codificação. Como resultados da pesquisa, inicialmente foram identificados 13 fatores que influenciam a aceitação da telemedicina/teleconsultas pelos médicos. Oito destes fatores haviam sido identificados previamente na literatura, sendo eles: Fatores Regulatórios, o Grau de Instrução e Preparo dos Usuários, a Resistência à Mudança, a Infraestrutura Tecnológica, a Percepção de Valor, as Características Organizacionais e a Disponibilidade Financeira. Outros cinco fatores de aceitação, não encontrados na literatura prévia, emergiram dos dados coletados no contexto brasileiro: o Corporativismo, as Possibilidades por Especialidades, o Exame Físico Presencial, a Mercantilização da Telemedicina, e a Relação Médico-Paciente Pregressa. Todos esses fatores foram então discutidos à luz da Teoria Institucional e do Trabalho Institucional. Com isso, foi possível verificar que a Teoria Institucional possibilita visões ampliadas que relacionam esses fatores entre si e que revelam novas relações e similaridades diferentes daquelas já realizadas por meio de teorias de difusão e aceitação de inovações, verificadas na literatura prévia. Assim, os Pilares Cultural/Cognitivo, Normativo e Regulativo são relacionados a aspectos que correspondem à base da relação entre os fatores, como Desconhecimento, Estrutura e Regulamentação, respectivamente. Por fim, o Trabalho Institucional para a manutenção da instituição das consultas presenciais foi analisado, sendo que as práticas de Policiamento e Determinação, já apontadas na literatura, se mostraram presentes no contexto pesquisado, mas duas novas formas de trabalho institucional foram identificadas e são definidas: a de Difamação e a de Postergação. Este trabalho contribui com as pesquisas em Administração por gerar compreensão sobre a forma com que determinadas classes profissionais influenciam a aceitação e a difusão de inovações e tecnologias por meio das práticas de trabalho institucional. Para as organizações do setor de saúde, mostra possibilidades acerca de uso e implantação de teleconsultas. Já para a sociedade, oportuniza melhor entendimento dessas práticas, que podem contribuir para uma ampliação da assistência dos serviços de saúde.;
Abstract Telemedicine is characterized by being a set of different health services, which are performed at a distance, being a promising tool in social development, through expanded health care. However, there is still no consensus in the literature on the factors that influence the acceptance and diffusion of these practices. Thus, the objective of this study was to analyze the factors that influence the acceptance of telemedicine, more specifically, econsult, by physicians, and to understand how institutional factors and the institutional work practice by these professionals act in a way to spread or hamper the adoption of these practices. This work uses a single case study, with a qualitative approach; with data collection through semi-structured interviews, analysis of videos from public hearings, from digital platforms, in addition to various documents such as ordinances, laws and media reports, among others. Data analysis was performed in two cycles, using mixed coding methods. As a result of the research, 13 factors that influence the acceptance of telemedicine / econsult by physicians were initially identified. Eight of these factors had been previously identified in the literature, namely: Regulatory Factors, Degree of User’s literacy, Resistance to Change, Technological Infrastructure, Perception of Value, Organizational Characteristics and Financial Support. Five other acceptance factors, not found in the previous literature, emerged from the data collected in the Brazilian context: Corporatism, Possibilities of Specialties, Physical Examination in person, Mercantilization of Telemedicine, and the Previous Doctor-Patient Relationship. All of these factors were then discussed in the light of Institutional Theory and Institutional Work. Thereby, it was possible to verify that the Institutional Theory enables expanded views that relate these factors to each other and that reveal new relationships and similarities different from those already realized through theories of diffusion and acceptance of innovations, verified in the previous literature. Thus, the Culture / Cognitive, Normative and Regulatory Pillars are related to aspects that correspond to the basis of the relationship between factors, such as Ignorance, Structure and Regulation, respectively. Finally, the Institutional Work for maintaining the institution of face-to-face consultations was analyzed, and the Policing and Determination practices, already mentioned in the literature, were present in the researched context, but two new practices of institutional work were identified and are defined: Def research towards to the way in which certain professional classes influence the acceptance and diffusion of innovations and technologies through institutional work practices. For companies in the sector, it shows possibilities about the use and implementation of econsult. For society, on the other hand, it provides a better understanding of these practices, which can contribute to an expansion of health care assistance.;
Palavras-chave Telemedicina; Aceitação; Teleconsulta; Gestão em Saúde; Teoria Institucional; Trabalho institucional; Telemedicine; Acceptance; eConsult; Health Management; Institutional Theory; Institutional work;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-08-31;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9777;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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