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Teleaudiovisualidades do debate eleitoral nas eleições para presidente de 2018

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Autor Silva, Amaury;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4188880970427220;
Orientador Montaño La Cruz, Sonia Estela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9654736235562553;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Teleaudiovisualidades do debate eleitoral nas eleições para presidente de 2018;
Resumo A presente tese foi desenvolvida como uma proposição de estudo sobre os debates eleitorais para presidente a partir das lógicas dos mundos televisivos, conforme o pensamento de Kilpp (2003; 2010), Machado, (2005; 2011) e Wolton (1996) e da tecnocultura contemporânea de Benjamin (2000; 2009; 2015), Fischer (2013), Flusser (2007), McLuhan (1969; 2007) e Jenkins (2013). O material empírico da pesquisa é o debate eleitoral para eleições presidenciais em 2018, no Brasil, realizado em 04/10/2018, pela TV Globo, como território teleaudiovisual. O conceito de teleaudiovisualidades, inicia inspirado em Kilpp (2018), com o televisivo fora da TV com atenção especial ao sonoro. Contudo, ao longo do trabalho, os sentidos do debate eleitoral vão demandando materiais midiáticos de debates anteriores, as redes sociais nas quais os usuários se apropriam dele, outras emissoras que dão sentidos específicos à eleição, ao debate, ao presidente, etc. O procedimento metodológico empregado inclui a metodologia das molduras (KILPP, 2003) processo desconstrutivo que inclui outras metodologias e permite cartografar territórios de experiência e significação. Entre as conclusões destacam-se quatro grandes molduras que se desdobram em molduras específicas que dão sentidos às teleaudiovisualidades do debate eleitoral: as normas do debate (e da TV); os tempos (como software e hardware que instauram a mobilidade e um outro tempo); os espaços teleaudiovisuais (como o cenário, mas também a interface gráfica do usuário, entre outros) e as personas teleaudiovisuais (candidatos, apresentador, repórteres, usuários, etc.).;
Abstract This thesis was developed as a study proposal on the electoral debates for president based on the logic of the television worlds, as thought by Kilpp (2003; 2010), Machado, (2005; 2011) and Wolton (1996) and contemporary technoculture Benjamin, (2000; 2009; 2015), Fischer (2013), Flusser (2007), McLuhan (1969; 2007) and Jenkins (2009; 2013). The empirical material of the research is the electoral debate for presidential elections in 2018, in Brazil, held on 10/04/2018 by TV Globo as a teleaudiovisual territory. The concept of teleaudiovisualities, starts inspired by Kilpp (2018), as tision outside the TV with special attention to the sonorous. However, throughout the work, the meanings of the electoral debate demand media materials from previous debates, the social networks in which users take ownership of the debate, other broadcasters that give specific meanings to the election, the debate, the president, etc. The methodological procedure employed includes the methodology of frames (KILPP, 2003), a deconstructive procedure that includes other methodologies and allows mapping territories of experience and meaning. Among the conclusions, we point out four large frames that unfold into specific frames that give meaning to the teleaudiovisualities of the electoral debate: the norms of the debate (and of TV); the times (such as software and hardware that establish mobility and another time); the teleaudiovisual spaces (such as the scenario, but also the graphical user interface, among others) and the teleaudiovisual visual personas (candidates, presenter, reporters, users, etc.).;
Palavras-chave Debate eleitoral; Comunicação audiovisual; Tecnocultura; Teleaudiovisualidades; Electoral debate; Audiovisual communication; Technoculture; Teleaudiovisualities;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-04-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9778;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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