Autor |
Vieira, Marcia Michel; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4305393456921006; |
Orientador |
Freitas Junior, José Carlos da Silva; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9070894806445071; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Alinhamento das expectativas e mensuração dos resultados do processo de coaching executivo – uma análise a partir das perspectivas dos três atores envolvidos: coachee, decisores da empresa e coach; |
Resumo |
O coaching executivo tem sido uma das principais estratégias de desenvolvimento de competências de liderança (ALBIZU, 2019). Contudo, as análises dos resultados apresentam oportunidades, uma vez que, segundo Grover e Furnham (2016), as pesquisas que envolvem a avaliação de resultados, na sua maioria, ainda são realizadas baseadas somente nas percepções de satisfação dos atores envolvidos. Diante disso, a presente dissertação visa a analisar como se dá o alinhamento entre as expectativas e a avaliação dos resultados dos processos de coaching executivo, na perspectiva dos três atores envolvidos: coachee, decisores da empresa e coach. Com base no estudo teórico, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter exploratório com 15 indivíduos, utilizando instrumentos desenvolvidos especificamente para cada ator. Os entrevistados atuam nos estados do Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP) e Acre (AC) em diferentes segmentos como indústria, instituição financeira, entidade de representação da indústria, construção civil e varejo. Na análise, utilizou-se o software NVivo. Assim, são apresentadas, por meio das análises das entrevistas, as categorias a priori e suas relações com o referencial teórico e com os objetivos da pesquisa. Nesse sentido, é abordado o processo do coaching executivo, considerando o contexto do indivíduo e da organização. Identifica-se que os atores envolvidos nos processos de coaching executivo revelam satisfação com os resultados, existindo um alinhamento entre as expectativas e a percepção do atingimento dos objetivos. Contudo, essa avaliação é baseada somente em percepções, não sendo realizada avaliação qualitativa, o que pode vir a ser um diferencial, especialmente na perspectiva da empresa patrocinadora. Por fim, como contribuição gerencial, propõe-se um framework para a execução de um processo de coaching executivo patrocinado, com a proposta de um alinhamento entre as expectativas e a avaliação de resultados e com a sugestão da inclusão de indicadores quantitativos que, somados à avaliação qualitativa, comprovam a eficácia do coaching executivo.; |
Abstract |
Executive coaching has been one of the main strategies for developing leadership skills (ALBIZU, 2019). However, the analysis of results presents opportunities of improvement.
According to Grover e Furnham (2016), most researches involving the evaluation of results are still exclusively based on the perceptions of the satisfaction of the actors involved. In view of this, this study aims to analyze how expectations are aligned and how the results of executive coaching processes are evaluated in the perspective of the three actors: the coachee, the company decision-makers and the coach. Based on the theoretical study, an exploratory field research was carried out, interviewing 15 individuals and using instruments specifically developed for each actor. The interviewees work in the states of Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP) and Acre (AC) in different segments, such as industry, a financial institution, an industry representation entity, civil construction and retailing. NVivo software was used in the analysis. It is presented through the analysis of the interviews: the a priori categories and their relationship with the theoretical framework and the research objective. In this sense, the executive coaching process is addressed considering the context of the individual and the organization. It was identified that the actors involved in the executive coaching processes reveal satisfaction with the results and that the expectations and the perception of the achievement of objectives are aligned. However, this assessment is exclusively based on perceptions and a qualitative assessment is not carried out. A qualitative assessment may become a differential, especially from the perspective of the sponsoring company. Finally, as a managerial contribution, a framework is proposed for the execution of a sponsored executive coaching process aiming at an alignment between the expectations and the evaluation of results, suggesting the inclusion of quantitative indicators, which added to the qualitative evaluation, prove the effectiveness of executive coaching.; |
Palavras-chave |
Coaching executivo; Desenvolvimento de competências; Gestão de recursos humanos; Coaching; Executive; Skills development; Human resource management; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-05-28; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9848; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |