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Por que e de que forma lutam as mulheres produtoras da publicidade?: táticas de resistência e cidadania comunicativa de gênero no subcampo da criação

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Autor Osorio, Camila Scarrone;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8496306073381527;
Orientador Bonin, Jiani Adriana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5067996940631872;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Por que e de que forma lutam as mulheres produtoras da publicidade?: táticas de resistência e cidadania comunicativa de gênero no subcampo da criação;
Resumo Esta dissertação busca analisar, nas experiências vividas pelas mulheres produtoras da publicidade, táticas de afirmação e de luta utilizadas para construir a cidadania comunicativa de gênero nos processos de criação e nos produtos por elas gerados. Embasam esta investigação perspectivas teóricas relativas ao campo publicitário; ao subcampo da criação publicitária; ao gênero como categoria analítica para pensar as mulheres; aos sujeitos comunicantes e a cidadania comunicativa. Com o intuito de compreender as nuances que envolvem o cenário da publicidade contemporânea atravessado pelas dimensões de gênero, contextualizo a atividade publicitária nos âmbitos brasileiro e porto-alegrense e abordo os principais acontecimentos impulsionados pelo movimento feminista brasileiro, articulando-os com as produções midiáticas de maior repercussão em cada período. O arranjo metodológico para a construção da investigação empírica está organizado em dois movimentos: um de pesquisa exploratória, que conta com questionários distribuídos em grupos do Facebook voltados para mulheres que trabalham na criação de agências publicitárias da cidade de Porto Alegre; e outro de pesquisa sistemática, em que foram feitas entrevistas em profundidade online com participantes selecionadas a partir do questionário. As processualidades metodológicas adotadas permitiram refletir sobre o alcance, as possibilidades e os obstáculos para a construção de uma cidadania comunicativa de gênero no trabalho em criação publicitária e nos produtos gerados neste espaço. A partir das narrativas compartilhadas pelas participantes da pesquisa, os resultados gerados pela análise apontam para três tipos de táticas de resistência que são empregados por estas mulheres e expressos nos produtos publicitários elaborados por elas, como incessantes tentativas de romper a lógica masculinista dominante que opera no subcampo da criação publicitária e que precariza o trabalho, os corpos e a existência das mulheres que neste departamento atuam. Desse modo, esta pesquisa descortina, também, lutas travadas por mulheres produtoras da publicidade em busca de suas possibilidades de exercício e conquista da cidadania comunicativa de gênero.;
Abstract Esta disertación busca analizar, en las experiencias vividas por las mujeres productoras de la publicidad, las tácticas de afirmación y lucha utilizadas para la construcción de la ciudadanía comunicativa de género en los procesos de creación y en los productos que generan. Esta investigación se basa en perspectivas teóricas relacionadas con el campo publicitario; al subcampo de creación publicitaria; al género como categoría analítica para pensar en las mujeres; a los sujetos comunicativos y la ciudadanía comunicativa. Para comprender los matices que rodean el escenario publicitario contemporáneo atravesado por las dimensiones de género, contextualizo la actividad publicitaria en los contextos brasileño y de Porto Alegre, abordo los principales eventos impulsados por el movimiento feminista brasileño, articulándolos con las producciones mediáticas de mayor repercusión en el curso del tiempo. El arreglo metodológico para la construcción de la investigación empírica se organiza en dos movimientos: uno de investigación exploratoria, que incluye cuestionarios distribuidos en grupos de Facebook dirigidos a mujeres que trabajan en la creación de agencias de publicidad en la ciudad de Porto Alegre; y otro de investigación sistemática, en el que se realizaron entrevistas en profundidad online a los participantes seleccionados del cuestionario. Los procedimientos metodológicos adoptados permitieron reflexionar sobre los alcances, posibilidades y obstáculos para la construcción de una ciudadanía comunicativa de género en el trabajo en la creación de la publicidad y en los productos generados en este espacio. A partir de las narrativas compartidas por las participantes de la investigación, los resultados generados por el análisis apuntan a tres tipos de tácticas de resistencia que son empleadas por estas mujeres y expresadas en los productos publicitarios creados por ellas, como intentos incesantes de romper la lógica masculinista dominante que opera en el subcampo de creación publicitaria y que hace precario el trabajo, los cuerpos y la existencia de las mujeres que laboran en este departamento. Así, esta investigación también da a conocer las luchas empleadas por las mujeres productoras de la publicidad en busca de sus posibilidades de ejercicio y conquista de la ciudadanía comunicativa de género.;
Palavras-chave Táticas de resistência; Cidadania comunicativa de gênero; Mulheres publicitárias; Criação publicitária; Tácticas de resistencia; Ciudadanía comunicativa de género; Mujeres publicitarias; Creación de publicidad;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-03-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9855;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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