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A prototipagem enquanto um meio de potencialização da inclusão social e empoderamento de meninas com deficiência

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Autor Figueiredo, Natálya Duhart;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0718046584117699;
Orientador Meyer, Guilherme Englert Corrêa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0452457026604900;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A prototipagem enquanto um meio de potencialização da inclusão social e empoderamento de meninas com deficiência;
Resumo As barreiras invisíveis impostas pela sociedade que cercam e limitam as pessoas com deficiência são uma realidade. Em um contexto mundial, aproximadamente um bilhão de pessoas possuem alguma deficiência. Dentro deste montante, destaca-se uma parcela infantil que representa cerca de cento e cinquenta milhões de indivíduos. A intersecção entre deficiência, infância e gênero feminino conduz a uma tripla discriminação. Define-se a inclusão social como um processo de melhoria das condições de vida e participação na sociedade. Entende-se que é através da ampliação de oportunidades, acessibilidade de recursos, proporção de espaços para que vozes silenciadas sejam amplificadas e respeito pelos direitos essenciais, que a inclusão pode ser efetiva. Por esta perspectiva, compreende-se o empoderamento enquanto a imersão em um espaço de consciência e reconhecimento das próprias habilidades e competências. Como meio para o empoderamento, vislumbra-se a prototipagem – a partir do âmbito da experimentação e da participação, pautados pela essência do design estratégico – enquanto um processo projetual reflexivo, questionador e propositor de transformações e visões de mundo. Desta forma, adotou-se como objetivo de pesquisa: compreender como a prototipagem pode potencializar o empoderamento de meninas com deficiência. Para responder ao mesmo, propôs-se uma prática empírica de prototipagem participativa, elaborada através de quatro ciclos de pesquisa-ação. As atividades contaram com a participação de 10 meninas com múltiplas deficiências, com idades entre 7 e 16 anos. Os resultados encontrados foram divididos em 5 categorias – modos de: i) experimentação; ii) empoderamento; iii) relação; iv) afetação; e v) transformação – e conduziram a 5 principais tópicos de discussão: i) características a serem abordadas para a projetação de uma prática de prototipagem participativa; ii) influência da prática nas dinâmicas familiares; iii) sensibilidade despertada para novos modos de ser e fazer; iv) formação de espaços de produção de pontos de vista; e v) vínculos afetivos e o despertar de um senso de pertencimento. A partir do entrelaçamento dos pilares e dos reflexos revelados, considerou-se que a atividade de prototipagem representou sim um modo de potencializar o empoderamento das meninas.;
Abstract The invisible barriers imposed by society, which surround and limit people with disabilities are real. In a global context, approximately one billion of individuals are people with disability. Within this amount, a child portion stands out, representing around one hundred and fifty million individuals. The intersection between disability, childhood and the female gender leads to triple discrimination. Social inclusion is defined as a process of improving living conditions and participation in society. It is understood that it is through the expansion of opportunities, accessibility of resources, proportion of spaces for voices to be amplified and respect for essential rights, that inclusion can be effective. From this perspective, empowerment is understood as immersion in a space of awareness and recognition of one's own skills and competences. As a means for empowerment, prototyping was envisaged – from the scope of experimentation and participation, guided by the essence of strategic design – as a reflective project process, questioner and proposer of transformations and worldviews. Thus, it was adopted as a research objective: to understand how prototyping can enhance the empowerment of girls with disabilities. To answer the question, an empirical practice of participatory prototyping was proposed, developed through four cycles of action research. The activities involved the participation of 10 girls with multiple disabilities, aged between 7 and 16 years. The results were divided into five categories - modes: i) experimentation; ii) empowerment; iii) relation; iv) affectation; and v) transformation - and led to 5 main topics of discussion: i) characteristics to be addressed for the design of a participatory prototyping practice; ii) influence of the practice on family dynamics; iii) sensitivity to new ways of being and make; iv) generation of points of view production spaces; and v) affective bonds and the awakening of a sense of belong. Based on the intertwining of the pillars and the reflections revealed, it was considered that the participatory prototyping activity did represent a way of enhancing the girl’s empowerment.;
Palavras-chave Prototipagem; Participação; Inclusão social; Empoderamento de meninas; Design estratégico; Prototyping; Participation; Social inclusion; Girl empowerment; Strategic design;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-05-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9858;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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