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Os principais desafios de um banco regional de varejo físico na implantação de um modelo de relacionamento digital: estudo de caso: Banrisul

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Autor Ledur, Renan Augusto;
Orientador Maldaner, Luís Felipe;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9245985025486395;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Os principais desafios de um banco regional de varejo físico na implantação de um modelo de relacionamento digital: estudo de caso: Banrisul;
Resumo A transformação digital vem mudando a sociedade e as organizações de forma exponencial. Hábitos de consumo, estilo de vida, anseios, valores e traços culturais geram alterações impactantes em todos os mercados, naturalmente acompanhados de muitas oportunidades. A pandemia mundial COVID-19, iniciada durante a realização desta pesquisa, tem sido um acelerador de todo este processo. O mercado financeiro é um exemplo de setor em efervescência, influenciado também por mudanças regulamentares, de novos produtos e iniciativas governamentais. A concentração bancária em poucos e grandes bancos vem sendo desafiada por novos players, fintechs e startups, pressionando a competitividade e demandando inovação. Neste contexto que está inserido o Banrisul, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Sociedade de economia mista com características únicas, é um dos últimos bancos estaduais remanescentes, mas com participação destacada em market share regional, concilia os interesses privados, de rentabilidade e eficiência, e público, com importante papel social e de desenvolvimento local. O objetivo da pesquisa foi analisar os principais desafios do Banrisul na implantação de um modelo de relacionamento digital a seus clientes pessoa física. A Agência Digital iniciou suas atividades em 2019, e em maio de 2020 contava com 11.004 clientes, mas com grande potencial de crescimento. Como objetivos específicos, em uma dimensão externa foram analisados os movimentos da concorrência quanto à inovação e transformação digital, tanto entre os grandes bancos brasileiros tradicionais, quanto às fintechs e bancos digitais. Na dimensão interna, foram identificados os principais entraves para escalar o modelo de relacionamento digital e ampliar esta base de clientes, elaborando um resumo de sugestões decorrentes da pesquisa. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa exploratória. Um estudo de caso tendo o Banrisul como unidade de análise central e o Banco do Brasil como unidade de referência comparativa. A técnica de coleta de dados foi de entrevistas semiestruturadas com a equipe da Agência Digital Banrisul, tanto com a equipe de execução, quanto a de gestão, e com executivos de Unidades do Banrisul relacionadas. Já no Banco do Brasil, foram entrevistados executivos com atuação ou conhecimento dos negócios digitais. O diagnóstico apresenta importantes entraves e necessidades de melhorias, mas demonstra boas inicativas e mudanças em construção que irão impactar positivamente o desempenho da Agência Digital Banrisul, viabilizando seu ganho de escala e consolidação, com representatividade na base de clientes do banco. Foram constatados que vários pontos de dificuldade presentes no Banrisul foram obstáculos enfretados e superados no passado pelo Banco do Brasil, na sua jornada de criação de seus escritórios digitais. Tal cruzamento, somado à pesquisa bibliográfica e à revisão de literatura, possibilitaram um resumo de sugestões gerenciais com aplicabilidade na organização.;
Abstract The digital transformation has been changing society and organizations exponentially. Consumer habits, lifestyle, desires, values and cultural traits generate impactful changes in all markets, naturally accompanied by many opportunities. The global pandemic COVID-19, initiated during the course of this research, has been an accelerator of this whole process. The financial market is an example of a sector in effervescence, also influenced by regulatory changes, new products and government initiatives. Banking concentration in a few large banks has been challenged by new players, fintechs and startups, pressuring competitiveness and demanding innovation. Banrisul, the Bank of the State of Rio Grande do Sul, is inserted in this context. A mixed-capital company with unique characteristics, being one of the last remaining state banks, but with an outstanding participation in regional market share, it reconciles private interests, profitability and efficiency, and public, with an important social and local development role. The objective of the research was to analyze Banrisul's main challenges in implementing a digital relationship model for its individual customers. Agência Digital started its activities in 2019, and in May 2020 it had 11,004 clients, but with great growth potential. As specific objectives, in an external dimension the movements of the competition were analyzed regarding innovation and digital transformation, both among the large traditional Brazilian banks, as well as the fintechs and digital banks. In the internal dimension, the main obstacles were identified to scale the digital relationship model and expand this customer base, elaborating a summary of suggestions resulting from the research. As for the method, it is an applied research of an exploratory qualitative nature. A case study with Banrisul as the central analysis unit and Banco do Brasil as a comparative reference unit. The data collection technique consisted of semi-structured interviews with the team at the Banrisul Digital Agency, both with the executive and management teams, and with executives from related Banrisul Units. At Banco do Brasil, executives with expertise or knowledge of digital businesses were interviewed. The diagnosis presents important obstacles and needs for improvement, but it shows good initiatives and changes in construction that will positively impact the performance of the Banrisul Digital Agency, enabling its gain in scale and consolidation, with representation in the bank's customer base. It was found that several points of difficulty present in Banrisul were obstacles faced and overcome in the past by Banco do Brasil, in its journey of creating its digital offices. Such crossing, added to the bibliographic research and the literature review, allowed a summary of managerial suggestions with applicability in the organization.;
Palavras-chave Agência digital; Transformação digital; Experiência do cliente; Inovação bancária; Relacionamento bancário digital; Digital agency; Digital transformation; Customer experience; Banking innovation; Digital banking relationship;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-05-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9881;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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