Autor |
Santos, William Neves dos; |
Orientador |
Trez, Guilherme; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1546118902885558; |
Co-orientador |
Forgiarini, Deivid Ilecki; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/0489731902548576; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A sustentabilidade como estratégia no cooperativismo: um estudo de caso único sobre as práticas estratégicas de sustentabilidade em uma cooperativa de crédito brasileira; |
Resumo |
A pauta da sustentabilidade não é novidade no ambiente corporativo, já é considerada como um tema imperativo para estratégias organizacionais. Nas cooperativas, esta realidade não é diferente, ainda mais pela conexão entre os conceitos de cooperativismo e de sustentabilidade. No entanto, torna-se necessário compreender como se desenvolve uma estratégia de sustentabilidade, considerando as singularidades de uma organização cooperativa. A fim de trazer luz a esta questão, este estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar as práticas estratégicas de sustentabilidade de uma cooperativa de crédito que se destaca no cenário brasileiro e propor um framework para o desenvolvimento sustentável das cooperativas. Para tanto, foi realizado um estudo de caso único, com uma cooperativa de crédito de destaque nacional referente ao tema sustentabilidade. Por meio da abordagem da Strategy as Practice, a estratégia de sustentabilidade foi analisada e a coleta de dados ocorreu por pesquisa documental, observação e entrevistas semiestruturadas realizadas com atores diretamente envolvidos com o tema na cooperativa. Após, com a técnica de análise de conteúdo, os dados foram triangulados. Identificou-se que a cooperativa trata o tema sustentabilidade como fator estratégico para a organização e segue uma orientação para o mercado, desta maneira desenvolve um amplo conjunto de práticas que tornam a sustentabilidade um tema transversal na cooperativa. Destacou-se o papel da alta liderança e do gerente de nível tático para disseminação do tema na organização, assim como o empenho educativo com os colaboradores sobre o tema. A falta de conscientização sobre sustentabilidade, por grande parte dos associados, foi um ponto de atenção identificado. Os resultados demonstram que, apesar da importante relação entre cooperativismo e sustentabilidade, é necessário que a cooperativa tenha estratégias com base nas práticas do mercado e nas demandas das comunidades locais, assim como um fluxo de atividades que permita a cooperativa aprender e se adaptar rapidamente. Ademais, um framework foi construído como síntese dos resultados deste estudo. Por fim, este estudo amplia a linha de pesquisa de Marketing e Mercados Globais, trazendo não apenas contribuições gerenciais para as cooperativas, mas também teóricas para o avanço no campo de pesquisa sobre sustentabilidade e cooperativismo.; |
Abstract |
The sustainability agenda isn’t new in the corporate environment, it is already considered an imperative theme for organizational strategies. In cooperatives, this reality is no different, especially because of the connection between the concepts of cooperativism and sustainability. However, it is necessary to understand how a sustainability strategy is developed, considering the singularities of a cooperative organization. In order to shed light on this issue, this exploratory study, with a qualitative approach, aims to analyze the strategic sustainability practices of a credit cooperative that stands out in the Brazilian scenario and propose a framework for the sustainable development of cooperatives. To this end, a single case study was carried out, with a credit cooperative of national prominence regarding the theme of sustainability, the data collection occurred through documentary research, observation and semi-structured interviews carried out with actors directly involved with the theme in the cooperative. Through the Strategy as Practice approach, the sustainability strategy was analyzed and data collection took place through documentary research, observation and semi-structured interviews carried out with actors directly involved with the theme in the cooperative. Afterwards, with the content analysis technique, the data were triangulated. It was identified that the cooperative deals with the sustainability theme as a strategic factor for the organization and follows a market orientation, thus developing a wide range of practices that make sustainability a transversal theme in the cooperative. The role of senior leadership and the tactical level manager for disseminating the topic throughout the organization was highlighted, as well as the educational effort with employees on the topic. The lack of awareness about sustainability, by most members, was an identified point of attention. The results demonstrate that, despite the important relationship between cooperativism and sustainability, it is necessary for the cooperative to have strategies based on market practices and the demands of local communities, as well as a flow of activities that allow the cooperative to learn and adapt quickly. Furthermore, a framework was built as a synthesis of the results of this study. Finally, this study expands the research line of Marketing and Global Markets, bringing not only managerial contributions to cooperatives, but also theoretical contributions to advances in the field of research on sustainability and cooperatives.; |
Palavras-chave |
Cooperativas; Sustentabilidade; Estratégia como prática; Cooperatives; Sustainability; Strategy as practice; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-05-20; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9883; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |