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O processo de transformação digital no contexto de uma cooperativa do sistema cooperativo de crédito SICREDI

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Autor Schuh, Zuleidi;
Orientador Milan, Gabriel Sperandio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1063672354605352;
Co-orientador Kieling, Rejane Inês;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/3200333702539134;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O processo de transformação digital no contexto de uma cooperativa do sistema cooperativo de crédito SICREDI;
Resumo A transformação digital está alterando a forma das pessoas realizarem transações financeiras. Com o surgimento das fintechs, os bancos foram levados a agilizar a oferta de produtos e serviços digitais e realizar o atendimento aos clientes em diversos canais. Esta realidade também se aplica às cooperativas de crédito, conhecidas pelo relacionamento com os seus associados. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender o processo de transformação digital em uma cooperativa de crédito. Para tanto, o estudo foi operacionalizado por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, buscando compreender as oportunidades decorrentes do contexto do cooperativismo quanto à adoção da transformação digital, para melhorar a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos clientes. Dentre as 108 cooperativas filiadas no Sistema Cooperativo de Crédito SICREDI (SICREDI, 2020), o foco de pesquisa foi a Cooperativa de Crédito SICREDI Pioneira RS, localizada no Estado do Rio Grande do Sul. Neste contexto, foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com quatro gestores da Cooperativa e com três profissionais da equipe que está à frente do processo de transformação digital no CAS – Centro Administrativo do SICREDI, e ainda com quatro associados, indicados pela Cooperativa. Adicionalmente, foi realizada uma triangulação dos dados com o objetivo de validar os achados da pesquisa obtidos por meio das entrevistas bem como da análise dos documentos coletados, para tanto foram realizadas duas novas entrevistas com dois gestores da Cooperativa e dois integrantes da equipe do CAS. Os resultados desta pesquisa apresentam o processo de transformação digital da Cooperativa, além de apresentar direcionamentos propostos para a continuidade deste processo no contexto investigado. Para o meio acadêmico, a pesquisa amplia a discussão sobre o tema da transformação digital no contexto de cooperativas de crédito, enquanto que, na perspectiva empresarial (ou gerencial) oferece informações e direcionamentos importantes sobre o processo de transformação digital para as demais cooperativas do Sistema SICREDI, auxiliando na tomada de decisões e implementação deste processo.;
Abstract Digital Transformation is changing the way people carry out their financial transactions. After the emergence of fintechs, traditional banks were led to accelerate the offering of digital products and services and provide omni-channel customer assistance. That is also the reality for credit unions, which are well known for having a close relationship with its members. This research aims at understanding the Digital Transformation process in a credit union. In order to achieve this goal, this study was operationalized through a quantitative research with an exploratory nature in an attempt to understand the opportunities arising from the cooperativism context of digital transformation to improve services available and customer satisfaction. This research focused on Cooperativa de Crédito SICREDI Pioneira RS, located in Rio Grande do Sul, one of the 108 cooperatives associated to Sistema Cooperativo de Crédito SICREDI (SICREDI, 2020). Four cooperative managers, three CAS Digital Transformation Team and four associates were interviewed. In addition, data triangulation was performed with the objective of validating the findings of the research found through interviews as well as the analysis of the documents, for this, two new interviews were carried out with two managers of the Cooperative and two members the CAS team. The results of this research not only present the process of digital transformation of the Cooperative, but also drivers for its continuity. For the academic context this research should foster discussions about digital transformation within credit union context. From a managing perspective it should provide drivers and relevant information about the digital transformation process for all associated cooperatives in the system SICREDI, facilitating decision making and digital transformation implementation.;
Palavras-chave Operações em serviços; Transformação digital; Tecnologia bancária; Atendimento aos clientes; Cooperativismo; Cooperativas de crédito; Services operation; Digital transformation; Banking technology; Customer service; Cooperativism; Credit cooperatives;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-06-18;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9895;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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