Autor |
Wendt, Luiza Bohmer; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9274199983640511; |
Orientador |
Machado, Marcelo André; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1254781114268208; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Internacionalização e marca em mercados internacionais: um estudo de casos múltiplos com indústrias brasileiras exportadoras de produtos agrícolas; |
Resumo |
Como muitos países em desenvolvimento, o Brasil depende fortemente da exportação de produtos agrícolas, sendo o agronegócio a base de cerca de metade das exportações totais brasileiras. Paralelo a isso, diversos estudos demonstram que um produto de marca desfruta de percepções elevadas de qualidade e maior lealdade do consumidor, resultando em um maior valor percebido. Assim, esta dissertação busca compreender como empresas brasileiras exportadoras de produtos agrícolas se internacionalizam e desenvolvem a gestão de marca no exterior, através de um estudo de casos múltiplos com a Nelson Wendt Alimentos e a Oderich S.A, duas empresas que já possuem marca própria posicionada internacionalmente. Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas cinco entrevistas em profundidade com os responsáveis pelas operações internacionais de ambas empresas, além de análise documental e observação direta. Após triangular os dados e analisar os resultados, o presente estudo aponta proposições sobre gestão de marca na exportação de produtos agrícola que poderão servir como base para indústrias agrícolas que desejam iniciar ou alavancar sua trajetória exportadora através de um trabalho de marca internacional. Dentre os resultados, cita-se a padronização de marca para exportação de produtos agrícolas, a participação em feiras internacionais, o impacto do país de origem na exportação de alimentos, a relevância da representação comercial e uma série de outras proposições.; |
Abstract |
As many developing countries, Brazil depends heavily on the exportation of agricultural products, with agribusiness being the basis of around half of Brazilian total exports. At the same time, several studies demonstrate that a branded product shows higher perceptions of quality and greater consumer loyalty, resulting in greater perceived value. Thus, this dissertation seeks to understand how Brazilian companies that export agricultural products internationalize and develop brand management abroad, through a multiple case study with Nelson Wendt Alimentos and Oderich S.A, two companies which already have their own brands positioned internationally. To achieve the proposed objectives, five in-depth interviews were conducted with people responsible for the international operations of both companies, in addition to documentary analysis and direct observation. After triangulating the data and analyzing the results, the present study points out propositions on brand management in the export of agricultural products, which may serve as a basis for agricultural industries that wish to start or leverage their export trajectory through international brand management. Among the results, it can be mentioned the brand’s standardization in the export of agricultural products, the participation in international fairs, the country of origin effect in food exports, the relevance of commercial representation, and a series of other propositions.; |
Palavras-chave |
Gestão de marca internacional; Exportação; Produtos agrícola; International brand management; Exportation; Agricultural products; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-04-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9965; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |