RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Internacionalização e marca em mercados internacionais: um estudo de casos múltiplos com indústrias brasileiras exportadoras de produtos agrícolas

Mostrar registro simples

Autor Wendt, Luiza Bohmer;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9274199983640511;
Orientador Machado, Marcelo André;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1254781114268208;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Internacionalização e marca em mercados internacionais: um estudo de casos múltiplos com indústrias brasileiras exportadoras de produtos agrícolas;
Resumo Como muitos países em desenvolvimento, o Brasil depende fortemente da exportação de produtos agrícolas, sendo o agronegócio a base de cerca de metade das exportações totais brasileiras. Paralelo a isso, diversos estudos demonstram que um produto de marca desfruta de percepções elevadas de qualidade e maior lealdade do consumidor, resultando em um maior valor percebido. Assim, esta dissertação busca compreender como empresas brasileiras exportadoras de produtos agrícolas se internacionalizam e desenvolvem a gestão de marca no exterior, através de um estudo de casos múltiplos com a Nelson Wendt Alimentos e a Oderich S.A, duas empresas que já possuem marca própria posicionada internacionalmente. Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas cinco entrevistas em profundidade com os responsáveis pelas operações internacionais de ambas empresas, além de análise documental e observação direta. Após triangular os dados e analisar os resultados, o presente estudo aponta proposições sobre gestão de marca na exportação de produtos agrícola que poderão servir como base para indústrias agrícolas que desejam iniciar ou alavancar sua trajetória exportadora através de um trabalho de marca internacional. Dentre os resultados, cita-se a padronização de marca para exportação de produtos agrícolas, a participação em feiras internacionais, o impacto do país de origem na exportação de alimentos, a relevância da representação comercial e uma série de outras proposições.;
Abstract As many developing countries, Brazil depends heavily on the exportation of agricultural products, with agribusiness being the basis of around half of Brazilian total exports. At the same time, several studies demonstrate that a branded product shows higher perceptions of quality and greater consumer loyalty, resulting in greater perceived value. Thus, this dissertation seeks to understand how Brazilian companies that export agricultural products internationalize and develop brand management abroad, through a multiple case study with Nelson Wendt Alimentos and Oderich S.A, two companies which already have their own brands positioned internationally. To achieve the proposed objectives, five in-depth interviews were conducted with people responsible for the international operations of both companies, in addition to documentary analysis and direct observation. After triangulating the data and analyzing the results, the present study points out propositions on brand management in the export of agricultural products, which may serve as a basis for agricultural industries that wish to start or leverage their export trajectory through international brand management. Among the results, it can be mentioned the brand’s standardization in the export of agricultural products, the participation in international fairs, the country of origin effect in food exports, the relevance of commercial representation, and a series of other propositions.;
Palavras-chave Gestão de marca internacional; Exportação; Produtos agrícola; International brand management; Exportation; Agricultural products;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-04-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9965;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística