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Estratégias para transformação digital dos escritórios de contabilidade: a proposição de um framework

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Autor Oliveira, Jessica Benetti de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1211979121801548;
Orientador Verschoore, Jorge Renato;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5485189907016634;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Estratégias para transformação digital dos escritórios de contabilidade: a proposição de um framework;
Resumo As mudanças sempre fizeram parte da vida das pessoas e das empresas, não seria diferente no contexto contábil. As tecnologias digitais trouxeram uma nova realidade neste processo evolutivo, em que muitos autores acreditam estar acontecendo um momento de transformação digital. A transformação digital é um processo que gerencia os resultados negativos e positivos do uso de tecnologias e do seu impacto nas mudanças estruturais, resultando em respostas estratégicas. Diante deste cenário, a questão-problema deste estudo é a seguinte: quais diretrizes estratégicas os escritórios contábeis devem seguir para iniciar uma transformação digital? No intuito de endereçar a este questionamento, a pesquisa tem como objetivo a proposição de um artefato que oriente os escritórios contábeis neste processo. Esta pesquisa está associada à linha de atuação de Inovação e Sustentabilidade do Programa Profissional em Gestão e Negócios (PPGN) e foi desenvolvida através da metodologia do Design Science Research. Para proposição inicial do framework foram buscadas diretrizes na literatura e após esta pesquisa, o artefato foi validado em 3 etapas diferentes. Primeiramente com acadêmicos, depois com especialistas em transformação digital e, por último, com empresários contábeis que já iniciaram seu processo de transformação digital. Ao final de cada etapa, a versão do artefato era incrementada, chegando em um framework final composto por sete diretrizes estratégicas. Essas diretrizes são: 1) aderência à estratégia da empresa; 2) cultura do risco; 3) cultura organizacional para inovação; 4) reestruturação organizacional; 5) adoção constante de novas tecnologias digitais; 6) mudança na entrega do serviço ao cliente; e 7) comunicação com o cliente. Dentre as contribuições teóricas do presente estudo, se destacam algumas que indicam que o investimento em novas tecnologias se relaciona muito mais ao custo de operacionalização de uma nova ferramenta do que ao custo financeiro, devido a demanda de horas de implantação. Outra contribuição encontrada foi a importância da reestruturação da precificação dos serviços oferecidos pela empresa e de uma análise sobre a monetização ou não das oportunidades resultantes da adoção de tecnologias digitais. Além das contribuições teóricas, a pesquisa também apresenta contribuições gerenciais. Entre elas, destaca-se a entrega final de um artefato, que foi desenvolvido e validado junto a conhecedores do tema sob diversos aspectos, para fornecer aos empresários contábeis um norteador no momento de tomada de decisão pela transformação digital de seus escritórios. Todavia, salienta-se o fato de que, para tomada de decisão de um processo de transformação digital, o empresário contábil deve primeiro ter a clareza da estratégia do seu negócio para, então, usar esse processo transformacional e potencializar seus resultados.;
Abstract Changes have always been part of the people and companie’s life, it would not be different in the accounting context. Digital technologies have brought a new reality to this evolutionary process, in which many authors believe is taking place in a moment of digital transformation. Digital transformation is a process that manages the negative and positive results of the use of technologies and their impact on structural changes resulting in strategic responses. Considering the scenario presented, the issue of this study was to answer the question: what strategic guidelines should accounting firms follow to initiate a digital transformation? In order to address this question, the research aims to propose an artifact to guide the accouting offices in this process. This research is associated with the line of action of Innovation and Sustainability of the Professional Program in Management and Business (PPGN) and was developed through the methodology of Design Science Research. For the initial proposal of the framework, guidelines were sought in the literature and after this research, the artifact was validated in 3 different stages. Firstly, with academics, then with specialists in digital transformation and, finally, with accounting entrepreneurs who have already started their digital transformation process. At the end of each stage, the version of the artifact was incremented, arriving in a final framework composed of seven strategic guidelines. These guidelines are: 1) adherence to the company's strategy; 2) risk culture; 3) organizational culture for innovation; 4) organizational restructuring; 5) constant adoption of new digital technologies; 6) change in the service provided to the customer; and 7) communication with the customer. Among the theoretical contributions of the present study, some stand out that indicates that investment in new technologies is much more related to the cost of operating a new tool than to the financial cost, due to the demand for hours of implementation. Another contribution found was the importance of restructuring the pricing of services offered by the company and an analysis of whether or not to monetize the opportunities resulting from the adoption of digital technologies. In addition to the theoretical contributions, this research also makes managerial contributions. Among them, we highlight the final delivery of an artifact, developed and validated with experts on the subject in several aspects, so that accounting entrepreneurs can guide themselves in the moment of decision-making for the digital transformation of their offices. However, it should be noted that, in order to make a decision on a digital transformation process, the accounting entrepreneur must first have the clarity of his business strategy to then use this transformational process and enhance its results.;
Palavras-chave Transformação digital; Empresário contábil; Design science research; Estratégia de transformação digital; Framework de transformação digital; Digital transformation; Accouting entrepreneur; Strategy to digital transformation; Digital transformation framework;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-05-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9976;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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