| Autor | Oliveira, Lisiane Cézar de; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/4343876463988786; |
| Orientador | Schlemmer, Eliane; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/5391034042353187; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Sigla da instituição | Unisinos; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Territórios do invenTAR – o corpo em rede e a Educação OnLIFE em tempos de wearable; |
| Resumo | A presente pesquisa de doutorado está relacionada à Educação OnLIFE e se con textualiza nas investigações desenvolvidas no Grupo Internacional de Pesquisa em Educação Digital – GPe-dU UNISINOS/CNPq, no âmbito da linha de pesquisa Educa ção, Desenvolvimento e Tecnologias, do Programa de Pós-Graduação em Educação UNISINOS. Enquanto campo problemático que foi se constituindo, temos o projeto social, Grupo Explosão da Dança, enquanto território da pesquisa. Na problematização do tempo presente, se origina a questão de pesquisa: Como emerge o processo de criação/invenção na apropriação de tecnologias vestíveis (wearables)? A tese articula na perspectiva tecnológica digital, o conceito de wearables; na perspectiva teórico epistemológica a Epistemologia Reticular e Conectiva num habitar atópico (Di Felice), a Cognição Inventiva (Kastrup), a Educação OnLIFE (Schlemmer e Moreira) e resultados de pesquisas desenvolvidas pelo GPe-dU UNISINOS/CNPq. Esta tese tem por objetivo compreender como emerge a invenção, a partir da/na apropriação de tecnologias vestí veis (wearables). A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva e apropria-se do Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção, proposto por Passos, Kastrup, Escóssia e Tedesco, como uma hodos-meta para produção e análise de dados. Como instrumentos da pesquisa serão apresentados registros em fotos, gravações, transcrições e vídeos e um diário de percurso (pesquisador). Enquanto resultados são apresentadas pistas que indicam a emergência de um processo inventivo, bem como o invento wearable Pulsus.; |
| Palavras-chave | Educação OnLIFE; Wearables; Teoria Ator-Rede; Cognição Inventiva; Epistemologia reticular; Epistemologia reticular, conectiva e atópica; |
| Área(s) do conhecimento | ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
| Tipo | Tese; |
| Data de defesa | 2021-10-26; |
| Agência de fomento | IFSUL - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10826; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |