| Autor | Azevedo, Amanda Vic Ferreira de; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/6531198882244944; |
| Orientador | Gómez de la Torre, Alberto Efendy Maldonado; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/0850914521365876; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Sigla da instituição | Unisinos; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola da Indústria Criativa; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | O acontecimento do “feminejo”: uma análise do gênero musical através de Marília Mendonça; |
| Resumo | Este trabalho tem por objetivo central o intuito de analisar a evolução do gênero musical sertanejo para o gênero musical feminejo através da pesquisa qualitativa, investigando o que é gênero musical e explorando a narrativa do feminejo mediante as canções compostas pela cantora e compositora Marília Mendonça. Para tanto, realizamos, primeiramente, um resgate contextual da história do gênero musical sertanejo desde suas origens. A seguir buscamos compreender o movimento feminista, para que tenhamos embasamento na narrativa da concepção do gênero musical feminejo, e exploramos os conceitos de construções do gênero musical tendo como base as identidades da cultura da hibridização. Para desenvolver os objetivos propostos, foi utilizada a combinação de diferentes metodologias e autores e autoras, pesquisadores e pesquisadoras que nortearam os caminhos observados, destacamos dois autores principais que utilizamos para compreender gênero musical e identidade, Néstor García Canclini e Jesús Martín-Barbero. Com relação às metodologias utilizadas, estas são procedimentos de coleta, análise e combinação de técnicas qualitativas, como a análise de algumas composições da cantora Marília Mendonça para identificar os cenários do gênero musical feminejo.; |
| Abstract | The objective of this work is to analyze the evolution of the musical genre sertanejo into the feminejo using qualitative research. First, we investigate what a musical genre is and explore the narrative of feminejo through different songs by the composer Marilia Mendonça. Therefore, we conduct a contextual review of the history of the sertanejo musical genre since its origins. In this work, we seek to understand the feminist movement to have a foundation in the narrative of creation for this new musical genre, feminejo, and explore the creation of feminejo using the identities of hybrid culture as a base. To achieve the proposed objectives, we use a combination of different methodologies, authors, and researchers. We highlight two primary authors that we use to understand musical genre and identity, Néstor García Canclini and Jesús Martín-Barbero. The different methodologies are procedures for collecting, analyzing, and combining qualitative techniques, such as analyzing some compositions by singer Marília Mendonça to identify scenes of the feminejo.; |
| Palavras-chave | Feminejo; Feminismo; Gênero musical; Sertanejo; Marília Mendonça; Feminism; Musical genre; |
| Área(s) do conhecimento | ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2022-03-14; |
| Agência de fomento | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11240; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |