| Resumo | Na maioria das escolas públicas brasileiras, o ensino de Física Moderna e 
Contemporânea (FMC), está excluído do currículo por falta de tempo para o seu 
desenvolvimento, apesar da obrigatoriedade indicada nos documentos oficiais que 
orientam o ensino do país. O estudo dos conteúdos de FMC é relevante, por eles se 
fazerem presentes no cotidiano dos alunos e de toda sociedade e estarem 
relacionados com grandes avanços tecnológicos e momentos históricos importantes 
da humanidade. Tendo isso em foco, o presente trabalho apresenta uma proposta de 
ensino, envolvendo alguns tópicos de FMC, especialmente, Física Atômica e Nuclear. 
A metodologia da proposta engloba a abordagem sob perspectiva da História e 
Filosofia da Ciência e a abordagem conceitual, utilizando recursos didáticos de 
divulgação científica, como vídeos e textos. A abordagem metodológica foi aplicada 
com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio 
Assunção, do município de Alto Feliz – RS. Durante a aplicação da proposta foram 
identificadas potencialidades e limitações da metodologia utilizada. Os resultados 
demonstram que as abordagens metodológicas utilizadas foram mais relevantes na 
motivação dos alunos para os estudos, os quais apresentaram, de modo geral, 
desempenho satisfatório nas aulas e em atividades avaliativas. Os alunos 
demonstraram dificuldade na compreensão de textos e questões mais complexos, o 
que ficou evidenciado pelo seu desempenho nas avaliações, sobre determinados 
tópicos, e limitou a eficiência da abordagem conceitual. A metodologia aplicada 
auxiliou na introdução e aproximação dos alunos em relação aos conteúdos da área 
de Física Moderna e Contemporânea.; |