| Autor | Rosa, Darlene Maciel da; |
| Orientador | Nörnberg, Nara; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | O papel do supervisor escolar na integração dos professores iniciantes na carreira de magistério; |
| Resumo | Este trabalho investiga o papel do supervisor escolar na integração dos professores licenciados em pedagogia e que são iniciantes na carreira do magistério, ou seja, não possuem experiência na docência. Trata-se de saber quais estratégias os supervisores utilizam na integração do professor iniciante. A integração é um período de tempo que compreende os primeiros anos de sua prática profissional onde os professores estão fazendo a transição de estudantes para docentes. É seu primeiro contato com a realidade escolar depois de formado, sendo um período de aprendizagens. Como metodologia o tipo de pesquisa realizada foi qualitativa e a abordagem metodológica estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas com supervisores escolares da educação infantil e ensino fundamental do município de Esteio. A pesquisa revela a importância do supervisor escolar nos primeiros anos de docência dos professores, uma vez que a formação inicial parece não ser suficiente para prepará-los a exercer o magistério. A partir deste achado identifica-se a necessidade de se ter um programa que auxilie o professor no início da carreira profissional.; |
| Palavras-chave | Formação de professores; Professor Iniciante; Supervisão escolar; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2017-01-01; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12298; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Especialização em Gestão e Supervisão Escolar; |