| Autor | Appollo, Francine Ernest; |
| Orientador | Grasse, Patrícia; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Metodologia ativa e a (re)significação do ensino: narrativas sobre o Programa Aprendiz Legal; |
| Resumo | O presente trabalho explicita os resultados de um estudo que buscou compreender o desdobramento da proposta de metodologia ativa na aprendizagem de adolescentes e jovens do Programa Aprendiz Legal do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS). A pesquisa, de cunho quanti qualitativo, foi desenvolvida com 183 (centro e oitenta e três) aprendizes ingressos e egressos do Programa, e apresenta as suas narrativas sobre o período de aprendizagem. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida a partir de mineração de dados, ou seja, da seleção dos termos mais presentes nas narrativas desses aprendizes. Com base na análise dos dados, a pesquisa buscou compreender as implicações da proposta pedagógica subjacente ao Programa Aprendiz Legal para o desenvolvimento de aprendizagens. A pesquisa salienta a importância de programas de inserção do jovem no mundo do trabalho que contemplem o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes no contexto profissional, estudantil, familiar e social, não se restringindo ao ensino de técnicas específicas.; |
| Palavras-chave | Programa Aprendiz Legal; Metodologia ativa; Ensino; Aprendizagem significativa; Competência; Habilidades; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2017-01-01; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12325; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Especialização em Gestão e Supervisão Escolar; |