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O desenvolvimento da competência de orquestração individual no contexto de ecossistemas de inovação urbanos

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Autor Machado, Lisiane;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9738929224644670;
Orientador Bittencourt, Bruno Anicet;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3273936462544903;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O desenvolvimento da competência de orquestração individual no contexto de ecossistemas de inovação urbanos;
Resumo Esta tese investigou o desenvolvimento da competência de orquestração individual para atuação do orquestrador no contexto de ecossistemas de inovação urbanos. Em um cenário de inovações abertas e colaborativas emergem os ecossistemas de inovação. Movimentos globais, organizados nas últimas décadas como estratégias de desenvolvimento urbano, por meio de ação coletiva, articulados pelos atores da quádrupla hélice – universidades, empresas, governo e comunidade em geral, constituem-se em ecossistemas de inovação urbanos, visto que as cidades têm enfrentado diversos desafios e dificuldades socioeconômicas. Gerenciar os processos de inovação é uma tarefa complexa que exige a mobilização dos atores por meio da orquestração articulada por um orquestrador. Nesse contexto, existe uma dificuldade em articular e orquestrar os atores inseridos no ecossistema de inovação urbano identificando-se como lacuna de pesquisa a necessidade de discussão da abordagem baseada em competência do orquestrador. Porém, a literatura não aborda com profundidade e clareza; além de não se saber como desenvolver essa competência nos indivíduos. Para isso, foi realizada a construção e a discussão do referencial teórico sobre a dimensão da competência individual, competência de orquestração, ecossistema de inovação e ecossistema de inovação urbano, bem como o planejamento, desenvolvimento e validação de um método de capacitação para o desenvolvimento da competência de orquestração individual, no contexto de ecossistemas de inovação urbanos, com o desenho metodológico da Design Science Research (DSR), integrando um conjunto de atividades, para propiciar uma experiência de aprendizagem imersiva, a partir de uma Jornada Formativa de Aprendizagem, no formato de um BootCamp, nomeado BootCamp Orchestration Lab, no metaverso Second Life, inspirado na aprendizagem baseada em fenômenos (phenomenon-based learning) e no método Change Laboratory Method,. O método de capacitação, além do referencial teórico abordado, considerou o entendimento do contexto da prática de orquestração em ecossistemas de inovação urbanos, com a realização de entrevistas com 19 orquestradores das cinco regiões territoriais do Brasil. A implementação do artefato teve a participação de 11 integrantes do Núcleo Gestor da Rede RS Startup, projeto com iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (RS), da Aliança para a Inovação e da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP), integrando 10 Gestores de Inovação e Tecnologia e a Coordenadora. Os principais resultados se referem a expansão do modelo teórico de orquestração em redes e em ecossistemas de inovação, organizado sob a perspectiva de papeis e atividades do orquestrador e dimensões da orquestração, para uma abordagem de competência de orquestração individual, com a proposição da definição dessa competência e a identificação de 33 atributos no referencial teórico e 103 atributos a partir das entrevistas, a implementação e a validação do método de capacitação proposto para o desenvolvimento da competência individual de orquestração. Ademais, a avaliação do processo de desenvolvimento da competência de orquestração em ecossistemas de inovação urbanos empregou a técnica de incidentes críticos, identificando evidências no percurso das atividades da capacitação desenvolvidas pelos sujeitos participantes, gerando um ecossistema de aprendizagem, a partir da teoria da atividade numa perspectiva ecossistêmica.;
Abstract This thesis investigated the development of individual orchestration competence for the orchestrator's performance in the context of urban innovation ecosystems. Innovation ecosystems emerge in a scenario of open and collaborative innovations. Global movements, organized in recent decades as urban development strategies, through collective action, articulated by the actors of the quadruple helix - universities, companies, government and the community in general, constitute urban innovation ecosystems, since cities have faced several challenges and socioeconomic difficulties. Managing innovation processes is a complex task that requires the mobilization of actors through orchestration articulated by an orchestrator. In this context, there is difficulty in articulating and orchestrating the actors inserted into the urban innovation ecosystem, identifying as a research gap the need to discuss the approach based on the orchestrator's competence. However, literature does not address this in depth and clarity; in addition, it is not known how to develop this competence in individuals. For that, the theoretical framework on the dimension of individual competence, orchestration competence, innovation ecosystem and urban innovation ecosystem was constructed and discussed, as well as the planning, development and validation of a training method for the development of individual orchestration competence, in the context of urban innovation ecosystems, with the methodological design of Design Science Research (DSR), integrating a set of activities, to provide an immersive learning experience, based on a Training Learning Journey, in the format of a BootCamp, named BootCamp Orchestration Lab, in the Second Life metaverse, inspired by phenomenon-based learning and the Change Laboratory Method. The training method, in addition to the theoretical framework addressed, considered the understanding of the context of the practice of orchestration in urban innovation ecosystems, with interviews with 19 orchestrators from the five territorial regions of Brazil. The implementation of the artifact had the participation of 11 members of the Management Center of the Rede RS Startup, a project initiated by the Secretariat of Innovation, Science and Technology of the State of Rio Grande do Sul (RS), the Alliance for Innovation and the Rio Grande do Sul Network of Innovation Environments (REGINP), integrating 10 Innovation and Technology Managers and the Coordinator. The main results refer to the expansion of the theoretical model of orchestration in networks and innovation ecosystems, organized under the perspective of orchestrator roles and activities and orchestration dimensions, for an approach of individual orchestration competence, with the proposal of the definition of this competence and the identification of 33 attributes in the theoretical framework and 103 attributes from the interviews, the implementation and validation of the training method proposed for the development of individual orchestration competence. Furthermore, the evaluation of the process of developing orchestration competence in urban innovation ecosystems used the critical incident technique, identifying evidence while training activities developed by the participating subjects, generating a learning ecosystem, based on activity theory from an ecosystemic perspective.;
Palavras-chave Ecossistema de inovação; Ecossistema de inovação urbano; Cidades; Orquestração; Competência; Competência de orquestração; Experiência de aprendizagem imersiva; Metaverso; Teoria da atividade; Innovation ecosystem; Urban innovation ecosystem; Cities; Orchestration; Orchestration competence; Immersive learning experience; Metaverse; Activity theory;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-11-04;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13613;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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