Resumo |
Esta pesquisa traz um estudo de caso do serviço de fact-checking Fato ou Fake, do Grupo Globo. Restringimos nosso campo de pesquisa ao 2º turno das eleições presidenciais brasileiras de 2022, e aos conteúdos que envolvem diversas camadas de sentido, tais como fotografias, fotomontagens, capturas de tela, textos, entre outros, visando contemplar uma amostra viável para análise de um período relevante e também crítico da história recente do Brasil. Consideramos aqui o fact checking, em geral, como uma ferramenta jornalística que, aliada a outras práticas profissionais, auxilia, na atualidade, ante a infinidade de recursos disponibilizados pela era digital, na manutenção de um ambiente mais seguro e mais confiável, em que predominem informações que tenham procedência e embasamento nos fatos. Nos referimos assim à ferramenta, enquanto, ao longo da pesquisa, podemos observar que há referências a núcleos, serviços e agências de checagem. Compreendemos que núcleo é um conceito mais amplo, que pode ser subcategorizado como serviço, parte de um veículo de comunicação pré-existente, ou como agência, uma iniciativa independente dos veículos tradicionais. O problema de pesquisa visou compreender como o núcleo de checagem Fato ou Fake, que percebemos como serviço integrante do Grupo Globo, combateu as fake news disseminadas no período citado. Para isso, combinamos o estudo de alguns autores contemporâneos como Miguel (2019), Henn (2021) e Duarte (2010). A análise de campo das 31 checagens, que constituem o nosso corpus de pesquisa, recortadas com base nos tipos de conteúdo acima mencionados, além de dialogarmos com informantes relevantes e uma entrevista em profundidade, contribuíram enormemente para a pesquisa. Buscamos observar os formatos de conteúdos apresentados pelo Fato ou Fake e ainda perceber como o serviço atuou para a realização e apresentação das checagens. Por fim, realizamos uma série de problematizações em cima do corpus de pesquisa para compreendermos questões importantes desta ferramenta tão útil ao campo do Jornalismo. Pudemos extrair uma série de considerações relevantes a partir deste processo, que nos esclarecem sobre a incidência dos tipos de fake news e outros conteúdos desinformativos catalogados, e como eles são tratados pelo fact-checking deste serviço específico.; |