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Games e plataformização: uma análise sobre o grupo de pesquisa de games da Intercom

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Autor Ferri, Gabriel Manzoni;
Orientador Aquino, Maria Clara Jobst de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1404759638253577;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Games e plataformização: uma análise sobre o grupo de pesquisa de games da Intercom;
Resumo No presente trabalho de conclusão de curso, realizamos uma pesquisa nos anais do GP de games da Intercom com a finalidade de construir um panorama acerca do estudo de plataformas e plataformização dos jogos digitais na academia brasileira. Utilizamos como base as definições construídas pelos autores Nieborg, Poell, Van Dijck, Chia, Keogh, Leorke, Nicoll, Gillespie e D’Andrea, com a finalidade de elaborar um panorama acurado sobre o que é a plataformização e como ela ocorre nos videogames, desde a produção, até a distribuição e como o próprio jogo pode se tornar uma plataforma. Dentro do GP de games já foram aceitos 210 trabalhos entre 2016 e 2023 e apenas 6 trabalhos tratam questões inerentes à plataformização, ou seja, menos de 3% apresentam a temática em oito anos de Intercom. Com base nos autores estudados, foi possível reunir em grupos como cada trabalho encarou a plataformização de seu objeto de estudo. Assim dividimos em “Jogos como Base”, “Jogos Dataficados”, “Monetização e Distribuição dos Jogos” e “Jogos como Plataformas de Discursos”. Assim, chegamos à conclusão que a pesquisa acerca da plataformização ainda engatinha no Brasil, porém todas compartilham o mesmo núcleo da plataformização, estudado por Nieborg.;
Abstract In this final project, we conducted research in the proceedings of the Intercom's Research Group on games with the aim of building an overview of the study of platforms and platformization of digital games in Brazilian academia. We based our study on definitions by authors such as Nieborg, Poell, Van Dijck, Chia, Keogh, Leorke, Nicoll, Gillespie, and D’Andrea, to develop an accurate panorama of what platformization is and how it occurs in video games, from production to distribution, including how games themselves can become platforms. Within the Research Group on games, 210 papers have been accepted between 2016 and 2023, with only 6 addressing platformization issues, meaning less than 3% of papers over eight years at Intercom discuss this theme. Based on our study of these authors, we grouped the approaches to platformization in various ways each study tackled its object of study. Thus, we divided them into "Games as Base," "Datafied Games," "Monetization and Distribution of Games," and "Games as Platforms of Discourse". We concluded that research on platformization is still in its infancy in Brazil, but all share the core of platformization studied by Nieborg.;
Palavras-chave Plataformas; Plataformização; Jogos digitais; Videogames; Intecom; Platforms; Platformization; Digital games; Videogames; Intercom;
Tipo TCC;
Data de defesa 2024-07-10;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13633;
Nivel Graduação;
Curso Jornalismo;


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