Resumo |
Esta monografia consiste em uma pesquisa acerca de uma possível sonoridade da melancolia, utilizando como análise parte da obra do compositor de trilhas musicais para cinema, Gustavo Santaolalla. Inicialmente, algumas possibilidades de significação do que é sonoridade serão apresentadas, com o intuito de traçar premissas para a análise posterior do que caracteriza a sonoridade melancólica de Santaolalla. Juntamente a isso, serão evidenciadas teorias que sustentam as potencialidades sugestivas e afetivas das sonoridades. Aos poucos, e de forma fluida, aspectos da história do som no cinema são apresentados com o intuito de evidenciar sua importância e confirmar o potencial sugestivo das sonoridades. Ademais, para uma possível conceituação de uma sonoridade melancólica, a melancolia será conceituada. Com o objetivo da análise posterior das composições do artista que são percebidas como melancólicas, far-se-á necessária uma apresentação sobre sua vida e obra. Assim, ao final, com a sinergia de todos esses conceitos, uma investigação mais detalhada sobre suas trilhas será possível.; |