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Framework conceitual para informações Environmental, Social and Governance (ESG) em instituições de ensino superior

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Autor Itoz, Clarete de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7588477992858971;
Orientador Zani, João;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4667717082703855;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Framework conceitual para informações Environmental, Social and Governance (ESG) em instituições de ensino superior;
Resumo Estudos sobre Environmental, Social and Governance (ESG) em Instituições de Ensino Superior, especialmente as do segmento público, ainda são bastantes incipientes e com pouca bibliografia direcionada. Este estudo pesquisa informações ESG para as Universidades Públicas Federais, a partir do conteúdo do relatório de gestão. Além de descrever o contexto da função social das Universidades Federais Públicas, o estudo contextualiza esse ambiente como altamente regulatório imposto não somente pelo Ministério da Educação (MEC), mas também altamente regulado por legislações e normativas de órgãos de controle, uma vez que há o uso de recursos totalmente públicos para a manutenção e desenvolvimento de suas atividades. Assim, considera-se essencial entender como o ESG se apresenta e é produzido nesses ambientes. Ao buscar informações ESG nos relatórios de gestão das Universidades Públicas, observa-se que as de sustentabilidade Ambiental e Social são as que se apresentam menos evidenciadas, e as informações de Governança aparecem bem estruturadas e de forma bem evidenciada. Isso não quer dizer que as Universidades Públicas Federais, não trabalhem suas atividades no contexto ambiental e social, mas, sim, e talvez, precisam buscar uma forma de melhor evidenciar em seu relatório de gestão essas informações. Esta tese tem por objetivo principal propor um framework conceitual de fatores ESG para Universidades Públicas Federais. Para tanto, a construção teórica se embasou no conceito da teoria da legitimidade, por se considerar que as Universidades Públicas Federais estão em um ambiente constituído de regras, crenças e valores criados e consolidados por meio da interação social e fatores ESG para ambientes dessas instituições. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, documental, com pesquisa qualitativa e estratégia de Design Science Research (DSR). O artefato é denominado framework ESG para Universidades Públicas Federais, sendo um modelo teórico para utilização na coleta, tratamento e distribuição dessas informações para composição do relatório de gestão. O artefato de forma geral, diz respeito ao aprimoramento de mecanismos, principalmente de caráter ambiental e social, pois os dados do TCU 2024, apontam que essas Instituições conseguiram demonstrar somente 22% de carga de peso em seus relatórios de gestão, quando são avaliadas nesses quesitos. A contribuição teórica do estudo se constitui a partir da afirmativa que as Universidades Públicas Federais são predominantemente instituições que, independente do seu tempo, estão sempre atuando e protagonizando assuntos relativos a questões ambientais e sociais. Em relação à contribuição prática, se destaca o aprimoramento proposto para incremento de informações no relatório de gestão, uma vez que existe possibilidade de trazer melhorias ao caráter informacional, apesar de sua estrutura e conteúdo serem normatizados.;
Abstract Studies on Environmental, Social and Governance (ESG) in Higher Education Institutions, especially those in the public sector, are still quite incipient and there is little targeted literature. This study research ESG information for federal public universities, based on the content of their management reports. In addition to describing the context of the social function of public federal universities, the study contextualizes this environment as highly regulatory, imposed not only by the Ministry of Education (MEC), but also highly regulated by legislation and regulations from control bodies, since there is the use of totally public resources for the maintenance and development of their activities. It is therefore essential to understand how ESG is presented and produced in these environments. When looking for ESG information in the management reports of public universities, it can be seen that environmental and social sustainability information is the least evident, while governance information is well structured and well evidenced. This does not mean that federal public universities do not work on their activities in the environmental and social context, but perhaps they need to look for a way to better disclose this information in their management reports. The main aim of this thesis is to propose a conceptual framework of ESG factors for federal public universities. To this end, the theoretical construction was based on the concept of legitimacy theory, as it is considered that Federal Public Universities are in an environment made up of rules, beliefs and values, created and consolidated through social interaction and ESG factors for these institutions' environments. This is an exploratory, descriptive, documentary study, with qualitative research and a Design Science Research (DSR) strategy. The artifact is called the ESG Framework for Federal Public Universities, and is a theoretical model for use in collecting, processing and distributing this information to compose the management report. In general, the artifact concerns the improvement of mechanisms, mainly of an environmental and social nature, since data from TCU 2024 shows that these institutions were only able to demonstrate a 22% weight load in their management reports, when they are evaluated on these issues. The study's theoretical contribution is based on the assertion that Federal Public Universities are predominantly institutions that, regardless of their time, are always acting and playing a leading role in matters relating to environmental and social issues. As for the practical contribution, it is worth highlighting the proposed improvements to the information in the management report, since there is a possibility of improving its informational nature, even though its structure and content are standardized.;
Palavras-chave Universidades Públicas; Relatório de gestão; Framewok conceitual para informações ESG; Public Universities; Management report; Conceptual framework for ESG information;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-04-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13681;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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