Autor |
Ferreira, Isabella Rocha Azevedo; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9100520244392249; |
Orientador |
Dal’Igna, Maria Cláudia; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9564879599544686; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Terceira cabaça de Exu: análise dos sentidos sobre gênero e sexualidade nos currículos dos cursos de Pedagogia das universidades brasileiras; |
Resumo |
Quais sentidos sobre gênero e sexualidade são veiculados e construídos nos
currículos dos cursos de Pedagogia das universidades brasileiras? De que modos tais
sentidos atravessam e dimensionam os caminhos de formação de futuras professoras
e futuros professores? Estas perguntas orientaram a presente pesquisa. Para
respondê-las, foram utilizados e articulados os conceitos de gênero, sexualidade,
currículo, docência, poder e verdade, dos campos teóricos dos Estudos de Gênero,
dos Estudos sobre Sexualidade, dos Estudos Curriculares, dos Estudos em Docência
e dos Estudos Foucaultianos. O procedimento metodológico escolhido foi a pesquisa
documental, por compreender que o documento não se resume a um registro do
passado, mas consiste em um produto da sociedade que o produziu — voluntária ou
involuntariamente — atravessado pelas relações de poder (Le Goff, Jacques, 2013).
Os documentos foram produzidos pela autora, por meio de uma sistematização das
disciplinas que mencionam gênero e/ou sexualidade em seus títulos nos cursos de
Pedagogia das universidades brasileiras públicas, comunitárias e privadas. Também
foram utilizadas as pesquisas encontradas na revisão bibliográfica, que dialogam com
o material empírico supracitado. Para a seleção das universidades, foi realizada uma
busca no repositório dos grupos de pesquisa do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico, por meio dos descritores “gênero” OR
“sexualidade” e do filtro por área “Educação”, no qual foram mapeadas 66
universidades e 39 atividades acadêmicas. Após a análise dos documentos com base
nas perguntas de pesquisa, foram identificados dois processos de regulação do
gênero e da sexualidade nas matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia, e um
terceiro movimento de desregulação. Esses três processos compõem a tese
defendida nesta pesquisa sobre as três cabaças de Exu. Ao mesmo tempo, foram
analisadas brechas que indicam os avanços que as universidades têm feito para
introduzir e trabalhar gênero e sexualidade em articulação com os currículos. Com
isso, defende-se a tese de que esses três processos podem ser compreendidos como
um movimento de maré, no qual podemos visualizar recuos, retrocessos, bem como
avanços e sentidos que não conseguimos dimensionar ou prever; as ondas podem
ocupar pouca parte das faixas de areia, mas também podem operar de modo
grandioso. Denomina-se esse processo de desregulação pelas brechas de “a terceira
cabaça de Exu”, com inspiração em um itan (nesta dissertação, contada por Linn da Quebrada), de que Exu recebeu duas cabaças, uma com o bem e outra com o mal, e
as misturou para ser veneno e para curar. A tese da pesquisa também está ancorada
nos seguintes fundamentos teóricos: “humanidade docente” (Dal’Igna, 2023a);
“docência como oferenda” (Dal’Igna, 2024c); “currículo” (Silva, Tomaz da, 2007a); e,
poder do povo guardião (Peixoto, Norberto, 2019). Neste estudo, as análises também
podem indicar que Exu forma a terceira cabaça, realizando uma ruptura na ideia de
bem e mal. Defende-se que não se olhe para a empiria de forma negativa, como se
não houvesse avanços nas matrizes curriculares, mas que se busque por uma terceira
via, que se encare esses processos de modo crítico, ao qual esta dissertação
denomina como a terceira cabaça de Exu.; |
Abstract |
What meanings about gender and sexuality are conveyed and constructed in
the curricula of Pedagogy courses at Brazilian universities? In what ways do these
meanings cross over and shape the training paths of future teachers? These questions
guided this research. To answer them, we used and articulated the concepts of gender,
sexuality, curriculum, teaching, power and truth, from the theoretical fields of Gender
Studies, Sexuality Studies, Curriculum Studies, Teaching Studies and Foucauldian
Studies. The methodological procedure chosen was documentary research, as we
understand that documents are not just a record of the past, but a product of the society
that produced them — voluntarily or involuntarily — crossed by power relations (Le
Goff, Jacques, 2013). The documents were produced by the author by systematizing
the subjects that mention gender and/or sexuality in their titles in Pedagogy courses at
Brazilian public, community and private universities. We also used the research found
in the literature review, which dialogues with the aforementioned empirical material. To
select the universities, a search was carried out in the National Council for Scientific
and Technological Development repository of research groups, using the descriptors
“gender” OR “sexuality” and the filter by area of Education, in which 66 universities and
39 academic activities were mapped. After analyzing the documents based on the
research questions, two processes of regulation of gender and sexuality in the curricula
of Pedagogy courses were identified, and a third movement of deregulation. These
three processes make up the thesis defended in this research on the three gourds of
Exu. At the same time, gaps were analyzed that indicate the progress that universities
have made in introducing and working on gender and sexuality in conjunction with
curricula.This defends the thesis that these three processes can be understood as a
tidal movement, in which we can see retreats, setbacks, as well as advances and
directions that we can't measure or predict; the waves may occupy a small part of the
sand, but they can also operate in a grandiose way. This process of deregulation
through the gaps is called “the third gourd of Exu”, inspired by an itan (in this
dissertation, told by Linn da Quebrada), that Exu received two gourds, one with good
and one with evil, and mixed them to be poison and to heal. The research thesis is also
anchored in the following theoretical foundations: “teaching humanity” (Dal’Igna, 2023);
“teaching as an offering” (Dal’Igna, 2024d); “curriculum” (Silva, Tomaz da, 2007a); and,
the power of the guardian people (Peixoto, Norberto, 2019). In this research, the analyses may also indicate that Exu forms the third gourd, breaking with the idea of
good and evil. It is argued that we should not look at empirics in a negative way, as if
there were no advances in curricular matrices, but that we should look for a third way,
that we should look at these processes critically, which this dissertation calls the third
gourd of Exu.; |
Palavras-chave |
Currículo; Pedagogia; Formação de professores; Gênero; Sexualidade; Curriculum; Pedagogy; Teacher training; Gender; Sexuality; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2025-03-26; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13712; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |