Resumo:
A presente pesquisa de doutorado investiga a aprendizagem de Geografia em
metaverso, na perspectiva do Paradigma da Educação OnLIFE. Da problematização
do mundo no tempo presente, emerge o seguinte questionamento de pesquisa: como
as aprendizagens geográficas emergem na habitação de um metaverso? Esta tese
tem por objetivo compreender como o metaverso Minecraft potencializa a
aprendizagem de Geografia no Ensino Médio. A tese articula, na perspectiva teórico,
a aprendizagem inventiva (Kastrup), o Paradigma da Educação OnLIFE (Schlemmer
e Moreira) e a Multiterritorialidade (Haesbaert). A pesquisa apropria-se do Método
Cartográfico de Pesquisa-Intervenção e Produção de Subjetividade (Passos, Kastrup,
Escóssia e Tedesco) para a produção e análise de dados. Como dispositivos de
pesquisa, apresento registros em fotos, gravações e transcrições de áudio e vídeo,
seminários/oficinas e diário de campo. Enquanto resultados, destaco que as
aprendizagens geográficas no metaverso Minecraft, emergiram enquanto processo de
invenção num habitar conectivo e problematizador que envolveu os estudantes, o
professor, os espaços físicos geográficos da escola, o espaço digital do Minecraft,
todos devidamente articulados por uma prática pedagógica inventiva. Essa prática se
mostrou potente para enfrentar os desafios da estrutura física escolar, bem como para
o reconhecimento de conceitos básicos da Geografia quando ressignificados de forma
hibridizada ao digital, tendo em vista o paradigma da Educação OnLIFE. A tese
contribui como oportunidade de reflexão sobre como a prática pedagógica inventiva
pode ser desenvolvida a partir do ato de habitar o Minecraft, correspondendo assim
às expectativas dos estudantes que anseiam por uma educação conectada.