Autor |
Oliveira, Sirlei de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5352502643368332; |
Orientador |
Bilhão, Isabel Aparecida; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9411371632646979; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Formação continuada dos atores do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente: uma análise com base nas deliberações das conferências nacionais (2007-2020); |
Resumo |
Nesta tese, tem-se o objetivo de estudar as perspectivas de formação continuada
dos atores do Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes (SGDCA)
apresentada ao longo do percurso das Conferências Nacionais dos Direitos das Crianças
e dos Adolescentes (CNDCA). O problema de pesquisa foi elaborado a partir da vivência
profissional e acadêmica da pesquisadora e está expresso nas seguintes questões: quais
são as perspectivas de formação continuada dos atores do SGDCA observadas nas
deliberações das Conferências Nacionais dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes?
Como elas se configuram em relação aos diferentes contextos sociopolíticos em que as
Conferências foram realizadas? A pesquisa tem, como campo empírico, as deliberações
das Conferências, que, por meio da análise documental, são estudadas, tendo como
delimitação inicial o ano de 2007, momento da primeira CNDCA, realizada após a criação
pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e da
publicação das Resoluções n. 112 e 113 de 2006, e como delimitação final o ano de 2020,
quando ocorreu a última Conferência, realizada com as deliberações disponíveis até o
momento da realização da pesquisa. Para o tratamento dos dados, empregou-se a análise
textual discursiva (Moraes; Galiazzi, 2007). Como resultados, formulou-se a seguinte
tese: a formação/capacitação contínua dos atores do SGDCA está prevista em todas as
deliberações analisadas na pesquisa, tendo como ponto convergente sugestões para que
seja propiciada por meio de ações intersetoriais e interdisciplinares. A documentação
analisada permite concluir que, a partir da formação/capacitação contínua, os atores do
SGDCA terão a possibilidade de um olhar interdisciplinar e a capacidade de articulação
de diferentes políticas públicas para oferecerem respostas adequadas e eficazes à defesa
dos direitos de crianças e adolescentes.; |
Abstract |
This thesis aims to study the perspectives of continuing education for actors in the
Children and Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes (SGDCA)
presented throughout the Conferências Nacionais dos Direitos das Crianças e dos
Adolescentes (CNDCA). The research problem was developed based on the researcher's
professional and academic experience, namely: What are the perspectives of continuing
education for actors in the Children and Adolescents' Rights Guarantee System (SGDCA)
observed in the Deliberations of the National Conferences on the Rights of Children and
Adolescents? How are they configured in relation to the different sociopolitical contexts
in which the Conferences were held? The empirical field is the Deliberations of the
Conferences, which are studied through documentary analysis, with the initial
delimitation being the year 2007 – the time of the first CNDCA, held after the creation of
the Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) and the
publication of Resolutions No. 112 and 113 of 2006 – and the final delimitation being the
year 2020, when the last Conference took place with the Deliberations available up to the
time of the research. The data were processed through discursive textual analysis (Moraes
2007). As a result, the following thesis was formulated: Continuous training/qualification
of the SGDCA actors is foreseen in all the Deliberations analyzed in this research, with
the convergent point being suggestions for it to be provided in intersectoral and
interdisciplinary actions. The documentation analyzed allows us to conclude that at the
CONANDA National Conferences it was considered that through continuous
training/qualification, SGDCA actors will have the possibility of an interdisciplinary
perspective and the ability to articulate different public policies to offer adequate and
effective responses in the defense of the rights of children and adolescents.; |
Palavras-chave |
Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente; Formação continuada; Conferência Nacional; Child and Adolescent Rights Guarantee System; Continuing education; National Conference; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-04-24; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13725; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |