Autor |
Camurça, Tatiana Apolinário; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3790055638762353; |
Orientador |
Lopes, Maura Corcini; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3876751682370290; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
(Re)conhecimento, diagnóstico e mascaramento: narrativas de si e modos de subjetivação de sujeitos autores; |
Resumo |
Cada vez mais, autistas compartilham suas próprias narrativas e conduzem suas pesquisas, registrando saberes e conhecimento. Essas experimentações são tão heterogêneas, quanto a condição de ser autista. Para além de teorizações sobre autismo, escrevem sobre suas observações e leituras de outros pares, colocam em cena múltiplos tipos de textos escritos em primeira mão. A experiência do autismo somada às teorizações da neurodiversidade e às teorizações do campo dos estudos foucaultianos em educação mobilizam a pesquisa que deu origem a esta Tese de Doutorado que tem como problema de pesquisa: Que operações sobre si mesmos os autores marcam em suas narrativas? A partir do problema e do manuseio precoce do material, definiu-se o objetivo principal da pesquisa, qual seja, problematizar as narrativas de si produzidas/escritas/publicadas por pessoas que se reconhecem autistas, a partir das
leituras, da sistematização e da análise dos conceitos de neurodiversidade, subjetivação e narrativas de si. Quanto ao campo teórico apresento como uma outra via que não é a da clínica, a da psicologização e da sintomatização dos indivíduos, mas a da singularidade em ser autista como parte da vida humana. No campo da neurodiversidade, estão filósofos, sociólogos, educadores, neurologistas, que defendem o autismo como mais uma variedade da existência de vidas plurais e diversas. Para tanto, constituíram
o material de pesquisa, 31 livros escritos por autores autistas. Do total, 26 foram analisados por serem escritos em primeira pessoa do singular ou por trazerem narrativas de si de seus autores. Por meio do modus operandi analítico, que buscou orientar-se pelas formas de subjetivação presentes nas escritas de si, foi possível visualizar três grandes formas de subjetivação dos sujeitos: (Re)conhecimento, diagnóstico e mascaramento.Cada uma delas permite concluir que o diagnóstico marca um ponto
comum a todos eles, ao dizerem que ele dá início a um processo de reconhecimento de si e passam a questionar o discurso sobre ser normal. A tese defendida no trabalho é que o diagnóstico em si não é algo ruim; porém, os usos dele é que subjetivam de maneiras distintas. O diagnóstico torna-se um definidor para si mesmos, pois, ao se reconhecerem como autistas, podem resistir às práticas de normalização. Afinal, trata-se de mais uma forma de vida que não pode ser eliminada, afastada. As principais contribuições do trabalho para o campo são o tensionamento do conceito de normalidade a partir da escrita autista.; |
Abstract |
More and more autistic people are sharing their own narratives and conducting their own research, recording knowledge. These experiments are as heterogeneous as the condition of being autistic. In addition to theorizing about autism, they write about their observations and readings of other peers, putting on stage multiple types of texts written first-hand. The experience of autism, together with theorizations on neurodiversity and theorizations from the field of Foucauldian studies in education, mobilized the research that gave rise to this Doctoral Thesis, whose research problem is: What operations on themselves do the authors mark in their narratives? Based on the problem and the early
handling of the material, the main objective of the research was defined, which is to problematize the self-narratives produced/written/published by people who recognize themselves as autistic, based on the reading, systematization and analysis of the concepts of neurodiversity, subjectivation and selfnarratives. As far as the theoretical field is concerned, I present it as another path, not that of the clinic, of the psychologization and symptomatization of individuals, but that of the singularity of being autistic as part of human life. In the field of neurodiversity, there are philosophers, sociologists,
educators and neurologists who defend autism as one more variety of the existence of plural and diverse lives. To this end, 31 books written by autistic authors constituted the research material. Of the total, 26 were analyzed because they are written in the first person singular or because they contain their authors' self-narratives. Through the analytical modus operandi, which sought to be guided by the forms of subjectivation present in the self-writings, it was possible to visualize three major forms of
subjectivation of the subjects: (Re)knowledge, diagnosis and masking. Each of these allows us to conclude that the diagnosis marks a common point for all of them, as they say that it initiates a process of self-recognition and they begin to question the discourse on being normal. The thesis defended in the paper is that the diagnosis itself is not a bad thing; however, it is the uses of it that subjectivize in different ways. The diagnosis becomes a defining factor for them, because by recognizing themselves
as autistic, they can resist the practices of normalization. After all, this is yet another form of life that cannot be eliminated or pushed aside. The main contributions of this work to the field are the tensioning of the concept of normality based on autistic writing.; |
Palavras-chave |
Autista; Narrativas de si; Subjetivação e neurodiversidade; Autistic; Self-narratives; Subjectivation; Neurodiversity; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-04-08; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13726; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |