Resumo:
Esta tese apresenta uma investigação sobre a docência e os modos de ser docente dos
professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que atuam em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A pesquisa buscou responder à seguinte questão investigativa: como os docentes de Educação Física dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRS desenvolvem suas docências e quais seus modos de ser professor neste nível de ensino? Diante deste questionamento, esta tese, vinculada à área da Educação e da Educação Física, visa conhecer e analisar as docências e os modos de ser docente dos professores de Educação Física, em uma pesquisa (de)formação realizada no Laboratório de Docências (LABDOC) de Educação Física do IFRS. Os materiais de pesquisa analisados foram: um questionário on-line — respondido pelos professores de Educação Física
do IFRS — e as transcrições das narrativas de quatro encontros do LABDOC. As análises foram organizadas por meio da criação de grupos de sentido que reúnem as principais recorrências e não excluem as diferenças e as singularidades do material de pesquisa. Por meio de conceitos/ferramentas como: formação como (de)formação, coformação, artesania, experiência, experimentos, exercício de pensamento e crítica radical ou hipercrítica, realizaramse as análises dos materiais, que evidenciaram os seguintes resultados: a docência em Educação Física do IFRS foi entendida como plural — docências — por ser complexa, diversa e com diferentes sentidos. Por isso, foi caracterizada como autoral, encarnada, comprometida e engajada. Já os modos de ser docente, representados pelos modos de ser e agir dos professores de Educação Física do IFRS, foram mobilizados pelas recomendações legais e institucionais; pelas diferentes compreensões sobre Educação Física; pelas subjetividades diferenciadas; pelos
contextos específicos e pelas condições estruturais de cada campi do IFRS. Diante disso,
defende-se a tese de que a formação continuada de professores de Educação Física, mesmo para os docentes com qualificação em nível de pós-graduação stricto sensu, não garante a constituição de um ethos formativo. Diante disso, percebe-se a necessidade de promover a formação continuada nas instituições de ensino que atuam, em coformação, de maneira experimental e experiencial, para problematizar suas docências e seus modos de ser professor, mobilizados pelo conceito de (de)formação.