Resumo:
Nesta tese, investiguei possibilidades educativas envolvendo uma cidade “torta, aberta e
modesta”, que a defino tendo como inspiração a descrição do sociólogo Richard Sennett em sua obra Construir e Habitar: ética para uma cidade aberta. Professoras da Educação Básica participaram de uma pesquisa formativa em um laboratório de docências contemporâneas, tomando a cidade como um objeto de estudo a partir de conceitos e ferramentas dos Estudos Urbanos. Abordei a temática da educação e das cidades em seus diferentes aspectos, demonstrando que essa questão tem mobilizado esforços nos estudos filosóficos, sociológicos, políticos e urbanísticos, mas que requer estudos pedagógicos e evidenciando a importância do professor na construção de uma cidade onde o espaço físico seja construído em consonância com os modos de vida do bem estar coletivo. Para produzir e analisar dados, desenvolvi uma pesquisa formativa em um laboratório de docências contemporâneas voltado para estudos de ferramentas e conceitos da área da ciência dos Estudos Urbanos para as professoras da
Educação Básica da Cidade de Charqueadas (RS), para por meio da cartografia descrever e analisar a constituição das propostas educativas envolvendo a cidade que foram desenvolvidas pelas professoras da Educação Básica ao explorarem as formas urbanas de Charqueadas (RS) como objeto de estudo. O LABDOC - Cidade de Charqueadas foi um espaço empírico de experimentação que, mediante realização de experimentos e estudos coletivos, oportunizou a pesquisa por intermédio de experiências coformativas e colaborativas, com compartilhamento dos saberes e conhecimentos. A produção docente feita em laboratório foi acompanhada e analisada de uma forma cartográfica e as possibilidades educativas envolvendo a cidade constituídas a partir do produto analítico foram descritas e apresentadas tendo como inspiração as cidades invisíveis, de Ítalo Calvino. Os resultados me deram sustentação para concluir que uma formação de professores realizada em laboratório de forma participativa e
colaborativa, e pautada em conceitos e ferramentas dos Estudos Urbanos para analisar os espaços físicos e os modos de vida da cidade como objetos de estudos, oferece ferramentas que potencializam o exercício de uma docência comprometida com o desenvolvimento da criticidade sobre a cidade e com os desejos e as necessidades sociais e urbanas dos alunos.