Resumo:
O presente estudo aborda o tema da formação humana nas práticas curriculares
docentes desenvolvidas nos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da
rede pública municipal de São Leopoldo. A pesquisa teve como objetivo
compreender os princípios e concepções de formação humana que orientam as
práticas curriculares docentes. A metodologia da pesquisa-formação (Josso, 2007,
2010) foi utilizada para conduzir os docentes durante processos de reconstrução de
si e de sua trajetória formativa, através de narrativas orais e escritas. Por meio de
encontros inspirados pela cosmovisão africana, organizados a partir da simbologia
Adinkra, os docentes puderam refletir, individual e coletivamente, sobre os princípios
e concepções de formação humana, reconhecendo as diferentes influências que se
manifestam nas suas práticas curriculares. Utilizando análise documental, o estudo
analisou os reflexos práticos de duas políticas curriculares que se mostram
divergentes em relação ao projeto de formação humana: a Base Nacional Comum
Curricular - BNCC (Brasil, 2018), representando uma política de padronização,
alinhada aos pressupostos do neoliberalismo educacional; e o Documento
Orientador do Território do Currículo de São Leopoldo - DOCT-SL (São Leopoldo,
2021), que se declara uma política de base freireana, assumindo um papel de
resistência frente às imposições neoliberais na educação. A fundamentação teórica
teve como principais autores Charlot (2020); Freire (1987, 1996) e Nóvoa (2022),
articulando suas ideias, através das categorias teóricas formação humana, políticas
e práticas curriculares, aos escritos de Apple (2001, 2017); Arroyo (1999); Ball;
Maguirre e Braun (2016); Biesta (2012, 2018); Dalbosco (2021); Dal’Igna (2023);
Fritsch (2017); Laval e Vergne (2021); Leite e Fernandes (2010); Morin (2000, 2005)
entre outros. Verificou-se que as práticas curriculares são organizadas a partir de
princípios e concepções de formação humana que os docentes construíram ao longo
de sua trajetória formativa, havendo pouca reflexão crítica e discussão coletiva sobre
as políticas e demais elementos que neles interferem. O estudo identificou a
presença de discursos e práticas contraditórias e incoerentes, em que discursos
relacionados às teorias críticas e progressistas, com presença marcante das ideias
freireanas, foram confrontados pela predominância de práticas curriculares
conservadoras alinhadas ao projeto neoliberal. Apesar disso, verificou-se que os
docentes reconhecem tais contradições, bem como as necessidades de mudança nas práticas, porém, tal reconhecimento em si, não é suficiente para mobilizar as
transformações necessárias, já que existem muitos fatores envolvidos, incluindo
questões internas ao próprio docente e todo processo de construção da sua
pessoalidade e profissionalidade (Nóvoa, 2009). As pressões das políticas
curriculares de padronização, performatividade e responsabilização, e as cobranças
da sociedade, somadas às influências de uma trajetória formativa fortemente
marcada por práticas conservadoras e/ou tradicionais, exigem dos docentes um
movimento constante de reflexão e afirmação do que acreditam, junto aos colegas,
no contexto da escola. Tal movimento reclama a construção de uma cultura de
colegialidade e de outra institucionalidade na formação inicial e continuada (Nóvoa,
2009). A pesquisa-formação mostrou-se um potente recurso metodológico no
sentido de provocar reflexões profundas sobre o fazer docente e sobre os princípios
e concepções que norteiam as práticas curriculares. Tais reflexões e tomadas de
consciência, em movimento espiral individual e coletivo, são imprescindíveis para um
debate sobre a educação contemporânea como um bem público e um bem comum
(Nóvoa, 2022), conduzindo a formação humana a partir dos princípios da
solidariedade e da democracia.