RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Proposta de uma abordagem de literacia de futuros pela lente do design especulativo

Mostrar registro simples

Autor Menezes, Felipe Morais;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1505578154483712;
Orientador Meyer, Guilherme Englert Correa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0452457026604900;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Proposta de uma abordagem de literacia de futuros pela lente do design especulativo;
Resumo A complexidade dos desafios contemporâneos requer novas abordagens que transcendem as práticas vigentes estabelecidas no passado. Diante da necessidade de enfrentar problemas complexos e mal definidos, o design estratégico surge como uma ferramenta para lidar com a incerteza. Por outro lado, a literacia de futuros, promovida pela UNESCO, busca capacitar as pessoas a imaginar futuros transformadores. Nesse contexto, o design especulativo se destaca por sua capacidade de abrir novas perspectivas sobre problemas complexos, incentivando o debate e a imaginação. A pesquisa propõe explorar a seguinte questão: qual o potencial do design especulativo na Literacia de Futuros? Desse questionamento surge o objetivo geral da pesquisa: Analisar o potencial do Design Especulativo na Literacia de Futuros. Utilizando uma metodologia exploratória de viés experimental, este estudo identificou lacunas e condições necessárias para a literacia de futuros e valores potenciais identificados no design especulativo. Dessa relação é concebida e realizada uma prática onde valores do design especulativo, extraídos da literatura, como crítica, abertura, tensionamento, interação, antecipação, recursividade e experimentação são organizados em etapas para desenvolver literacia de futuros. A prática realizada é descrita e apresentada para especialistas e suas contribuições são discutidas por meio de uma triangulação entre teoria, prática e entrevistas. Na discussão, após a triangulação, são identificadas e exploradas diferenças em termos de objetivos, motivações e resultado entre as abordagens de literacia de futuros, design especulativo e prática realizada. Também são identificadas convergências como flexibilidade metodológica, imaginação de cenários e deslocamento temporal. Após esta etapa, novos valores são identificados, como pensamento sistêmico e exploração de sinais. Por fim, uma nova abordagem denominada LEAF (Laboratório Experiencial de Aprendizagem em Futuros) emerge como proposta, pautada em cinco fundamentos: metaexploração, plexus temporais, emancipação experiencial, catarse tangível e reverberação diegética.;
Abstract The complexity of contemporary challenges demands new approaches that transcend past established practices. Faced with the need to tackle complex and poorly defined problems, strategic design emerges as a tool to deal with uncertainty. On the other hand, futures literacy, promoted by UNESCO, aims to empower individuals to imagine transformative futures. In this context, speculative design stands out for its ability to open new perspectives on complex problems, encouraging debate and imagination. The research proposes to explore the following question: what is the potential of speculative design in Futures Literacy? From this inquiry arises the overall research objective: To analyze the potential of Speculative Design in Futures Literacy. Using an exploratory methodology with an experimental bias, this study identified gaps and necessary conditions for futures literacy and potential values identified in speculative design. From this relationship, a practice is conceived and conducted where speculative design values, extracted from the literature, such as criticism, openness, tension, interaction, anticipation, recursiveness, and experimentation are organized into stages to develop futures literacy. The conducted practice is described and presented to specialists, and its contributions are discussed through triangulation between theory, practice, and interviews. In the discussion, after triangulation, differences in terms of objectives, motivations, and outcomes among futures literacy approaches, speculative design, and the conducted practice are identified and explored. Convergences such as methodological flexibility, scenario imagination, and temporal displacement are also identified. After this stage, new values are identified, such as systemic thinking and signal exploration. Finally, a new approach called LEAF (Experiential Futures Learning Laboratory – in portuguese: Laboratório Experiencial de Aprendizagem em Futuros) emerges as a proposal, based on five principles: meta-exploration, temporal plexus, experiential emancipation, tangible catharsis, and diegetic reverberation.;
Palavras-chave Design especulativo; Literacia de futuros; Alfabetização de futuros; Letramento de futuros; Speculative design; Futures literacy; Futures studies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-04-01;
Agência de fomento Bolsa professor Unisinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13758;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística