Resumo:
A tese discute a estratégia para a educação no estado do Rio Grande do Sul, do governo, da Secretaria Estadual de Educação, das coordenadorias regionais de educação e das escolas estaduais. Tendo a Design Science Research como método de pesquisa, propõe um artefato que auxilie na solução do problema. O problema tem a ver com os resultados ruins da educação brasileira e do estado do Rio Grande do sul em especial. São apresentados indicadores que demonstram o baixo rendimento dos estudantes. A questão de pesquisa proposta foi: como as estratégias para a educação no Rio Grande do Sul podem ser melhor desdobradas, executadas e monitoradas? Na revisão de literatura, apresenta uma análise sobre estratégia e sobre gestão da educação e busca referências no trabalho de Robert Kaplan e David Norton sobre Balanced Scorecard para a solução apresentada. A pesquisa foi feita com representante do governo do estado, com a atual secretária de Educação, com o secretário de Educação anterior, com uma coordenadora regional de educação e com uma diretora de escola estadual. Como resultado dessa pesquisa ficou demonstrada uma falta de sintonia entre os diferentes níveis do governo, quanto às suas estratégias para a educação. Com base nos elementos coletados e seguindo a metodologia da Design Science Research (DSR), foi desenvolvido o artefato, testado com um grupo focal e apresentado ao final. O artefato é baseado no Balanced Scorecard, sendo um sistema na nuvem que pode ser acessado por desktop, tablet ou celular e permite ao governo do estado, à Secretaria Estadual de Educação, às Coordenadorias Regionais de Educação e às escolas estaduais elaborarem seus planos, executarem e acompanharem o desempenho, de forma conectada e alinhada nos seus diferentes níveis. Esse artefato estará à disposição dos governos interessados, tanto em nível estadual quanto municipal, contribuindo para um melhor planejamento e execução das estratégias para a educação.